Quarenta pesquisadores de 16 países se reunem em Jundiaí para discutir a segurança no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no manejo de agroquímicos. O encontro internacional inédito no Brasil ocorre entre os dias 23 e 25 de outubro,
Promovido pelo Consórcio Internacional de Qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual no Uso de Agroquímicos, o objetivo é aprimorar os conhecimentos e ferramentas para mitigar os riscos químicos aos trabalhadores rurais. Especialmente nas pequenas propriedades de países em desenvolvimento.
Durante o encontro, especialistas de países como Estados Unidos, Alemanha, França e nações africanas, abordarão diretrizes de avaliação de riscos e modelos de comunicação sobre o uso de pesticidas. O foco será a proteção de trabalhadores que utilizam pulverizadores costais e semiestacionários, sistemas mais suscetíveis à exposição direta a ativos químicos.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Governo abre consulta para regulamentar drones agrícolas
+ Agro em Campo: Produtores de amendoim vão conhecer sistema americano de plantação
O evento contará ainda com uma demonstração prática, onde serão apresentados métodos de aplicação segura de agroquímicos e o uso correto de EPIs. A coordenação é de Hamilton Ramos, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC) e líder do programa IAC-Quepia. O programa estuda a qualidade de vestimentas protetivas agrícolas.
O encontro destaca a importância de desenvolver ações concretas para melhorar as condições de segurança dos trabalhadores rurais. Assim, integrando esforços globais para a redução de riscos no campo.