Close Menu
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
Facebook X (Twitter) Instagram
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
Agro em Campo
Home » Tecnologia impulsiona produtividade de pequenos produtores de algodão em Catuti (MG)
Notícias

Tecnologia impulsiona produtividade de pequenos produtores de algodão em Catuti (MG)

Henrique RodartePor Henrique Rodarte16/10/2024
Facebook Twitter WhatsApp
Facebook Twitter WhatsApp

Pequenos produtores de Catuti, no norte de Minas Gerais, estão experimentando um salto significativo na produtividade do algodão. Isso graças à combinação de sementes biotecnológicas avançadas e o uso de drones para pulverização. A adoção dessas tecnologias resultou em um aumento médio de 27% na produção de algodão em 2024, em comparação à safra anterior.

A região, que na década de 1980 cultivava até 130 mil hectares de algodão, viu a produção cair drasticamente devido à infestação do bicudo-do-algodoeiro. Essa é uma das pragas mais devastadoras da cultura. No entanto, um esforço coordenado entre a Bayer, a Coopercat (Cooperativa dos Produtores. Rurais de Catuti) e outras instituições locais marcou o início da retomada do plantio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Neste ano, a Bayer doou 100 sacos de sementes certificadas de algodão das variedades DP 1866 B3RF e DP 1857 B3RF, ambas da marca Deltapine, para 85 pequenos produtores associados à Coopercat. As sementes equipam-se com a biotecnologia Bollgard 3, que oferece proteção ampliada contra as principais lagartas que atacam o algodão e aumenta a resistência a doenças como a bacteriose e a doença azul.

Leia Também:

Mapa adota drones para fiscalizar plantio em São Paulo

Exposição "Tesouros da Terra" é aberta hoje

EPA aprova novo herbicida glufosinato-P

“O uso dessas sementes certificadas foi fundamental para aumentar a produtividade e permitir um manejo mais eficaz das pragas”, afirma José Tibúrcio de Carvalho Filho. Ele é assessor técnico da Coopercat e um dos responsáveis pelo projeto de retomada do algodão na região.

Drones

Além das sementes, o uso de drones para pulverização também trouxe resultados expressivos, com uma redução de 96% na quantidade de calda usada nas aplicações de inseticida. O controle do bicudo, que devastou as plantações no passado, foi restabelecido. Assim, permitindo aos produtores manterem a quantidade de aplicações de inseticidas, mas com maior precisão e eficiência. Com o treinamento de quatro operadores, os drones foram utilizados em 352 hectares, uma área composta por propriedades variando entre 1 e 35 hectares.

Leia mais
+ Agro em Campo: Canto da cigarra anuncia chegada da chuva? Saiba a relação
+ Agro em Campo: Café – probióticos combatem doenças e estimulam o crescimento

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Geraldo Berger, líder de Assuntos Científicos e Regulatórios da Bayer Latam, reforçou que o projeto está alinhado com o compromisso global da empresa de apoiar pequenos produtores. “Estamos felizes em fazer parte dessa retomada do algodão no norte de Minas. Promovendo o desenvolvimento da agricultura familiar com o uso de tecnologia de ponta”, declarou.

A Coopercat está também estabelecendo parcerias com instituições como a Universidade Fed. De Lavras (UFLA) e a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA), com o objetivo de aprimorar a produção de algodão na região. O uso de biotecnologia e drones tem o potencial de transformar a cotonicultura local, que agora planeja expandir a área cultivada para 800 hectares nos próximos anos.

Com esses avanços, os produtores de Catuti já estudam a possibilidade de rotação de culturas, integrando o sorgo e o milho ao algodão. A expectativa é que, com a continuidade dos investimentos em tecnologia, a região possa se tornar novamente um polo importante de produção de algodão no Brasil.

×
Governo abre consulta para regulamentar drones agrícolas
algodão AMIPA Associação Mineira dos Produtores de Algodão BAYER biotecnologia Bollgard 3 Catuti Coopercat drones Geraldo Berger pequenos produtores sementes biotecnológicas UFLA Universidade Federal de Lavras
Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
AnteriorDesmatamento na Amazônia afeta cultivo de soja e milho
Próximo Governo abre consulta para regulamentar drones agrícolas
Henrique Rodarte
  • Website
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn

Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

Conteúdo Relacionado

Entenda como a gripe aviária pode afetar seu bolso

16/05/2025

Ministério da Agricultura atualiza caso de influenza aviária

16/05/2025

53ª Expo Itapetinga deve movimentar R$ 100 milhões

16/05/2025

Fenasucro & Agrocana lança 31ª edição

16/05/2025

Abertura da safra do Aipim da Terra Preta em Itajaí reúne produtores e entidades

16/05/2025

Paraná mapeia pomares de uva para prevenir deriva de agrotóxicos

16/05/2025
Comentar
Leave A Reply Cancel Reply

Em alta

Depois da China, União Europeia também suspende compra de carne de frango do Brasil

Governo de Minas regulamenta Queijo Cabacinha

Artigo: cibersegurança no campo

Caso de influenza aviária no Brasil evidencia necessidade urgente de reforço da defesa agropecuária, alerta Anffa Sindical

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias

Marfrig anuncia incorporação total das ações da BRF

Agro em Campo
Agro em Campo

Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

Institucional
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Sustentabilidade
  • Eventos
  • Leilões
Últimas Publicações

Entenda como a gripe aviária pode afetar seu bolso

16/05/2025

Ministério da Agricultura atualiza caso de influenza aviária

16/05/2025

53ª Expo Itapetinga deve movimentar R$ 100 milhões

16/05/2025
© 2025 AGRO EM CAMPO

Digite acima e pressione Enter para pesquisar.