A vaca Darlin FIV da Cabo Verde estabeleceu um novo recorde mundial na produção de leite da raça Gir Leiteiro, durante a 2ª ExpoLeite, realizada em Uberaba (MG), alcançando uma média impressionante de 84,540 kg.
“É uma emoção muito grande poder consagrar o trabalho que o meu avô iniciou e estar à frente da Fazenda São José do Can Can com toda minha família, coordenando esse trabalho”, afirmou Rodrigo Coelho, gestor da propriedade.
Paixão e Fé
A paixão pela atividade é evidente e fundamental para o sucesso alcançado. Além do trabalho árduo, a fé também desempenhou um papel significativo. O tratador Carlos Henrique manteve uma imagem de Nossa Senhora Aparecida durante todo o concurso.
“Carrego ela para qualquer lugar que vou – sou muito devoto de Nossa Senhora Aparecida e ela está sempre comigo e com os animais”, conta o tratador, Carlos Henrique. Sendo assim, a devoção é um símbolo do compromisso da equipe com a tradição e os valores familiares.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Boi mais musculoso do mundo, conheça o Belgian Blue
+ Agro em Campo: Tatu com pênis de 33 centímetros é encontrado no Pantanal
O evento não apenas celebrou a produção de leite, mas também evidenciou a aptidão das raças zebuínas.
“Isto é uma satisfação enorme, sensação de dever cumprido de um programa de melhoramento, de 40 anos de trabalho, de criadores e selecionadores para se chegar a este resultado”, destacou Sílvio Queiroz, membro do conselho diretivo da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL).
Conheça as campeãs
No Concurso Leiteiro, a Darlin FIV conquistou os títulos de Grande Campeã e Campeã Vaca Adulta, batendo o novo recorde mundial na produção de leite.
Na categoria Fêmea Jovem, a Virtuosa FIV da Fazenda Mutum foi a vencedora com uma média de 58,823 kg, enquanto Itatiba FIV da Cabo Verde levou o prêmio na categoria Vaca Jovem com 61,043 kg.
A Solar do Engenho Garoa, da raça Girolando, conquistou o título de Campeã Vaca Adulta, com uma média impressionante de 95,803 kg.
A organização determinou os vencedores após realizar dez ordenhas oficiais. Entretanto, descartaram a maior produção e somaram as outras nove para definir as médias e as campeãs em cada categoria.
Nesta edição da ExpoLeite, participaram 34 matrizes de diversas partes do Brasil, refletindo, portanto, a diversidade e o potencial da pecuária nacional.