O mercado spot de etanol em São Paulo registrou o terceiro maior volume de vendas da safra 2024/25 na última semana, segundo levantamento do Cepea. Distribuidoras de diferentes portes aumentaram a demanda, impulsionando as negociações no estado.
Otimismo no setor
Vendedores estão otimistas em relação ao desempenho nos próximos meses. Pesquisadores do Cepea indicam que a proximidade do fim das atividades agrícolas e industriais contribuiu para o aumento nas vendas. Além disso, a pressão de tancagem diminuiu, enquanto a diferença de preços entre combustíveis nas bombas continua a favorecer os valores praticados nas usinas da região Centro-Sul.
Entre 7 e 11 de outubro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado atingiu R$ 2,5159 por litro, sem ICMS e PIS/Cofins, uma alta de 2,31% em comparação com a semana anterior. O preço do etanol anidro também subiu, com aumento de 0,54%, fechando em R$ 2,7572 por litro, valor líquido de impostos.
Lei do Combustível do Futuro
Os produtores estão otimistas também com a Lei do Combustível do Futuro fortalece o uso de biocombustíveis no Brasil. Em resumo, a nova legislação incentiva o diesel verde, biometano e combustíveis sustentáveis para a aviação. Além disso, amplia a mistura de etanol à gasolina e biodiesel ao diesel.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Novo recorde de exportações do agronegócio brasileiro
+ Agro em Campo: Aquífero Guarani pode secar, revela estudo
Lei cria novos programas
O novo marco regulatório cria programas como o Programa Nacional do Diesel Verde (PNDV) e o Programa Nacional do Bioquerosene de Aviação (ProBioQAV). Esses incentivos visam estimular o desenvolvimento de biocombustíveis e ampliar a produção de etanol e biodiesel.
Além disso, a nova lei incentiva o uso de biometano e combustível sustentável de aviação (SAF). Ou seja, a expectativa é que o biometano, produzido a partir de resíduos agrícolas, substitua o gás natural em várias indústrias. O SAF, por sua vez, poderá ser fabricado a partir de etanol e óleos vegetais, contribuindo para a redução de emissões de carbono na aviação.