De 15 a 25 de maio de 2025, Itapetinga, conhecida como a “Capital da Pecuária”, sediará a 53ª Exposição Agropecuária no Parque de Exposições Juvino Oliveira. O evento, oficialmente declarado Patrimônio Cultural e Imaterial do município, deve movimentar R$ 100 milhões, consolidando-se como um importante espaço para celebração da cultura rural, incentivo à inovação tecnológica e fortalecimento das cadeias produtivas do campo.
O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), apoia a feira. E atua em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e o Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab). A Adab realizará o controle sanitário do trânsito dos mais de mil animais expostos, garantindo segurança e legalidade. Além de oferecer atendimento, materiais educativos e ações de educação sanitária para visitantes e estudantes. O Cetab disponibilizará serviços técnicos, como análises de solo, água para irrigação e mel, contribuindo para a produtividade e sustentabilidade das propriedades rurais.
Programação
A programação inclui o 1º Fórum Produtividade & Lucro, no dia 21 de mai. Um evento gratuito para produtores, sucessores e profissionais do agronegócio, com início às 7h30 no Tatersal do Parque. De 21 a 25 de maio, o Parque Juvino Oliveira também sediará a Exposição Brasileira do Mangalarga, reunindo os maiores campeões da raça. No dia 22, às 8h, o “Encontro Mulheres do Agro” destacará o protagonismo feminino no campo, com uma mesa redonda inspiradora.
O evento encerra no dia 25 com o tradicional Leilão do Criador, que ofertará mais de 1.200 bezerros para reposição. E reforçao a Expo Itapetinga como um espaço estratégico para negócios no setor agropecuário.
A 53ª Expo Itapetinga também impulsiona a economia local, beneficiando setores como comércio, rede hoteleira e gastronomia, além de atrair visitantes de várias regiões da Bahia e de outros estados.
Leia mais:
+ Agro em Campo: IBGE prevê safra recorde de 328,4 milhões de toneladas em 2025
+ Agro em Campo: Desmatamento no Brasil cai 32,4% em 2024, segundo MapBiomas