O programa Aplique Certo – GIROAgro oferece treinamento e capacitação para operadores de pulverização, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, gerentes de fazendas e produtores rurais em todo o Brasil e países sul-americanos.
A aplicação correta de agroquímicos e bioinsumos por pulverização é fundamental para garantir uma colheita produtiva e rentável ao final da safra. Atenta a essa necessidade, a GIROAgro, empresa 100% brasileira com quase 25 anos de atuação, criou um laboratório móvel de Tecnologia de Aplicação. O objetivo é apoiar o produtor rural na aplicação de insumos agrícolas, no manejo e na limpeza dos equipamentos utilizados nas pulverizações agrícolas, por meio do programa Aplique Certo – GIROAgro.
A GIROAgro oferece o programa gratuitamente aos seus clientes, contando com uma equipe de engenheiros agrônomos altamente treinados. O foco está no ensino e em treinamentos práticos, que ajudam a identificar falhas na regulagem e calibração dos pulverizadores, no manejo dos produtos agroquímicos para proteção de cultivos e nutrição de plantas. O programa estabelece rotinas e boas práticas de campo. E aumenta a efetividade no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, além de elevar os tetos produtivos.
Treinamento itinerante
De forma itinerante, o Aplique Certo percorre todo o país, atendendo aos principais polos de atuação da GIROAgro. Mais de cinco mil profissionais do agronegócio e produtores rurais, tanto brasileiros quanto sul-americanos, já se beneficiaram do treinamento. Durante o programa, agricultores recebem consultoria personalizada para escolher corretamente produtos, pontas e bicos de pulverização. Além de aprender cuidados no manuseio de agroquímicos, preparo da calda, uso adequado de adjuvantes agrícolas e análise das condições ambientais. Essas orientações ajudam a evitar perdas no campo, contaminação ambiental e prejuízos financeiros.
Segundo Gilberto Campos, diretor técnico da GIROAgro, o programa leva conhecimento, procedimentos técnicos e treinamento ao produtor agrícola e sua equipe. “Queremos garantir aos nossos parceiros do campo uma aplicação eficaz e sem desperdícios, mantendo altos tetos produtivos e contribuindo para mais alimentos saudáveis no mercado, promovendo a sustentabilidade alimentar”, afirma.
O treinamento do Aplique Certo é dividido em três fases. Na primeira, teórica, os participantes recebem orientações sobre princípios básicos da pulverização, regulagem e calibração dos pulverizadores, preparo correto da calda e análise das condições ambientais e do alvo biológico. Gilberto Campos destaca a importância da boa formação da calda para evitar desperdícios e problemas operacionais. Ainda na teoria, os profissionais aprendem sobre a “deriva” – perda de gotas pulverizadas devido a variações ambientais. E recebem orientações sobre o uso de adjuvantes agrícolas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Fases práticas
As duas fases seguintes são práticas. Os participantes realizam checklist dos pulverizadores, fazem limpeza e manutenção dos componentes, avaliam o estado dos equipamentos e verificam o desgaste de pontas e bicos, conferindo regulagem e calibração.
Gilberto Campos reforça que esses módulos garantem maior rentabilidade ao agricultor. Com regulagem, calibração e manutenção preventiva, é possível evitar falhas no controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Isso impacta diretamente a produtividade e pode evitar perdas de até 90% da produção. Ao final, os participantes recebem um relatório com as indicações de manutenção e o certificado de conclusão.
“Desde 2006, quando implantamos o Aplique Certo, a GIROAgro atua em todas as regiões do Brasil com a convicção de que realizamos mais do que educação sustentável em produção agrícola. Ajudamos milhares de profissionais do agronegócio e produtores rurais a utilizar de forma eficiente e sustentável os produtos e equipamentos de pulverização”, conclui Gilberto Campos.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Tristão celebra 90 anos e projeta novos investimentos para fortalecer a cafeicultura
+ Agro em Campo: Ministro da Agricultura propõe fundo nacional contra gripe aviária