O chileno Adrián Simancas, 23, viveu uma experiência rara. Enquanto navegava em um caiaque inflável perto da Terra do Fogo, ele foi engolido e expelido por uma baleia jubarte. Confira o vídeo:
Simancas e seu pai partiram da baía El Águila, 70 km ao sul de Punta Arenas, para atravessar um canal. O plano era chegar à Ilha de Nassau, mas o trajeto foi interrompido pelo encontro inesperado com a baleia. “Perdi meu remo e tivemos que cancelar a viagem”, disse Simancas ao jornal La Prensa Austral.
Meia hora antes do incidente, o jovem avistou jatos de água. Logo depois, sentiu um forte impacto. “No início, pensei que fosse uma onda, pois o tempo havia piorado. Mas, quando a força aumentou, percebi que não poderia ser apenas isso”, relatou.
Um vídeo gravado pelo pai mostra o momento em que a baleia jubarte emerge das águas e engole Simancas. Segundos depois, ele reaparece na superfície. “Senti algo roçando meu rosto, uma cor entre azul e branco vindo de cima e dos lados. Fui puxado para baixo”, contou.
O jovem temeu ter sido atacado por uma orca, já que havia conversado com o pai sobre a presença desses animais na região. O pai manteve a calma e orientou o filho a se agarrar ao caiaque. Em seguida, Simancas nadou até a outra embarcação e amarrou os caiaques para ser rebocado até a costa.
Ele também temia que a baleia derrubasse seu pai na água. “Se os dois caíssem, seria ainda mais difícil chegar à terra firme”, afirmou.
Leia mais:
+ Agro em Campo: ‘Capivaras verdes’ são flagradas por fotógrafo na Argentina