Na zona leste de Manaus, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) finalizou um curso de formação em biofertilizantes e compostagem orgânica para 15 produtores rurais da Associação de Piscicultores e Agricultores Familiares do ramal 14 (Apaf). O objetivo é promover o cultivo orgânico e melhorar o aproveitamento dos recursos naturais, evitando o uso de adubos e defensivos químicos.
A comunidade manifestou interesse em ampliar seus conhecimentos sobre práticas orgânicas, e, em resposta, o Engenheiro Agrônomo José Portugal ministrou os cursos. Essa abordagem não apenas agrega valor aos produtos, mas também garante a saúde dos consumidores, atendendo a um nicho de mercado em crescimento.
A propriedade da agricultora Raimunda Bittencourt, presidente da Apaf, sediou as aulas. Ela destacou a importância dos aprendizados teóricos para melhorar a eficiência dos processos já utilizados. “Agora, além do manuseio que já fazíamos, temos as informações teóricas para garantir o que estamos fazendo”, revelou.
Impacto ambiental e social
Além de evitar produtos químicos, os produtores podem multiplicar seus conhecimentos, disseminando as vantagens do reaproveitamento do material orgânico. Isso contribui para a causa ambiental, oferecendo alimentos mais saudáveis e protegendo o solo, a água e a saúde dos animais.
O Departamento Pedagógico (Depe) da Sepror atua no fortalecimento da agricultura, pecuária e outras atividades do setor primário. Desde 2021, mais de 30 mil produtores foram capacitados em 19 municípios do Amazonas.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Migração de percevejos da soja para o milho aumenta risco à segunda safra
+ Agro em Campo: Produtos do agro garantem energia para os foliões curtirem o Carnaval