O governo brasileiro deve reagir até terça-feira (15) à tarifa imposta pelos Estados Unidos sobre produtos nacionais. O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou, neste domingo (13), que o Brasil tentará reverter a decisão americana por meio do diálogo.
Trump anunciou uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros, como , o que aumentou a tensão entre os países. Caso a tentativa de negociação fracasse, o governo editará um decreto de reciprocidade para taxar produtos dos EUA.
Alckmin declarou que o decreto de regulamentação da Lei da Reciprocidade será publicado até terça-feira (15). O Congresso Nacional aprovou a norma que permite retaliar tarifas impostas por outros países. O vice-presidente concedeu entrevista durante a inauguração de um viaduto em Francisco Morato, na Grande São Paulo.
Ele também adiantou que ainda neste domingo se reuniria com o presidente Lula para discutir o tema. Alckmin irá coordenar um comitê formado por representantes do governo e do setor privado. Esse grupo vai definir os próximos passos da resposta brasileira às sanções comerciais dos Estados Unidos. O vice-presidente classificou a tarifa como inadequada, injustificável e passível de questionamento na Organização Mundial do Comércio.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Exportação de pescados aos Estados Unidos é suspensa após tarifa
+ Agro em Campo: EUA lideram importações de ovos do Brasil