As temperaturas sobem em boa parte do país neste fim de semana. Ao mesmo tempo, várias regiões devem registrar pancadas de chuva à tarde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê esse cenário típico da transição de estações. A mudança no tempo atinge principalmente o Sul e o Sudeste, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Além disso, nessas áreas, o tempo pode mudar de repente. A previsão inclui chuva forte, raios e rajadas de vento. O Centro-Oeste também pode registrar instabilidade, especialmente no norte de Goiás e em Mato Grosso. Na região Norte, o tempo segue instável. As chuvas ocorrem com frequência e podem ser intensas. Em áreas do Amazonas, Acre e Pará, os acumulados podem passar de 100 mm. Também há risco de temporais com ventos fortes.
Zona de Convergência Intertropical
A Zona de Convergência Intertropical continua ativa e provoca o tempo chuvoso no Norte. Já no litoral da Bahia e no norte do Maranhão, a previsão é de chuva mais intensa. No entanto, o interior do Nordeste segue com tempo seco. Em municípios do semiárido, a umidade do ar pode ficar abaixo dos 30%. O índice baixo aumenta o risco de queimadas e causa desconforto.
Alerta laranja
O Inmet emitiu alerta laranja para parte do litoral nordestino. O aviso é válido até 10h de domingo (4). As áreas afetadas são o nordeste e centro-norte da Bahia, a Região Metropolitana de Salvador, o leste e o agreste de Sergipe e o sertão sergipano. Em geral, nessas regiões, a previsão indica chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia. Os ventos podem alcançar 100 km/h. Além disso, há risco de alagamentos, queda de árvores, cortes de energia e descargas elétricas.
No Centro-Oeste, as chuvas mais fortes devem ocorrer no norte de Goiás e em Mato Grosso. Os volumes variam entre 20 mm e 40 mm. No Distrito Federal e sul de Mato Grosso do Sul, o tempo firme predomina. Em resumo, os dias devem ser ensolarados e quentes, com máximas acima dos 30°C.
Ao mesmo tempo, no Sudeste, a umidade provoca pancadas de chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O norte de Minas Gerais pode ter chuva mais forte. As temperaturas variam entre 20°C e 27°C. Em São Paulo, o sábado será de sol entre nuvens. A mínima fica em 13°C, e a máxima, em 27°C. No domingo, o céu fica mais nublado, mas o tempo segue estável.
No Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão dias de sol. Apenas o norte do Paraná pode registrar chuva fraca, com até 20 mm. Nas serras do Sul, as manhãs serão frias, com mínimas abaixo de 14°C. Durante o dia, o sol garante temperaturas agradáveis.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Agrishow 2025 movimenta R$ 14,6 bilhões em negócios
+ Agro em Campo: Nova portaria libera queijos artesanais autorais em todo o Brasil