Close Menu
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Facebook X (Twitter) Instagram
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Agro em Campo
Home » Cana Summit 2025 discute o setor canavieiro
Notícias

Cana Summit 2025 discute o setor canavieiro

Evento reúne mais de 600 produtores e lideranças políticas para debater políticas públicas, mercado e sustentabilidade da cana-de-açúcar
Pedro H. LopesPor Pedro H. Lopes02/04/2025
Facebook Twitter WhatsApp
cana summit
Foto: Pedro H. Lopes/Agro em Campo
Facebook Twitter WhatsApp

O primeiro dia do Cana Summit, evento que acontece até esta quinta-feira (3) em Brasília/DF, reuniu mais de 600 canavicultores de diferentes regiões produtoras do país e encerrou-se na tarde desta quarta-feira (2) após a realização de seis painéis. As discussões começaram logo após a abertura oficial do encontro.

Realizado no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), o evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: Romeu Zema (Governador de Minas Gerais). Pedro Lupion (Deputado Federal pelo Paraná e Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária), Gustavo Rattes de Castro (Presidente do Conselho Deliberativo da ORPLANA), Bruno Rangel (Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da ORPLANA), Bruno Gracia Moreira (Diretor Tesoureiro da ORPLANA), José Guilherme Nogueira (CEO da ORPLANA), José Mário Schreiner (Vice-Presidente da CNA e Presidente da FAEG), José Orive (Diretor Executivo da ISO – International Sugar Organization), Plínio Nastari (Presidente da DATAGRO Group), Roberto Rodrigues (Ex-Ministro da Agricultura) e Tania Zanella (Superintendente do Sistema OCB e Presidente do Instituto Pensar Agropecuária).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os painéis do Cana Summit foram organizados para abordar as ações do setor canavieiro nos âmbitos estadual, federal e municipal, finalizando com uma discussão sobre o mercado mundial da cana.

1º Painel – Principais ações dos governos estaduais para o produtor de cana

Moderado por José Mário Schreiner (Vice-Presidente da CNA e Presidente da FAEG), o painel contou com a participação de Roberto Rodrigues (Ex-Ministro da Agricultura), Romeu Zema (Governador de Minas Gerais), José Guilherme Nogueira (CEO da ORPLANA) e Gustavo Rattes de Castro (Vice-Presidente Deliberativo da ORPLANA).

Foto: Pedro H. Lopes/Agro em Campo

Foram debatidos temas como combustível verde – especialmente a comparação entre carros a álcool e elétricos –, cooperativismo e desafios da produção agrícola. Um dos pontos mais discutidos foi o impacto dos benefícios sociais na formalização da mão de obra rural. Além disso, foi abordada a substituição do trabalho manual por máquinas e novas tecnologias no setor.

2º Painel – Discussões que afetam o produtor de cana no âmbito do Senado

Com moderação de Roberto Rodrigues, o painel reuniu os senadores Efraim Filho (PB), Jaime Bagattoli (RO) e Jorge Seif (SC). Foram abordadas políticas para o crescimento do setor, relações bilaterais, taxação dos EUA, Projeto de Lei da Reciprocidade, RenovaBio e CBIO.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Foto: Pedro H. Lopes/Agro em Campo

Outros temas incluíram combustível do futuro, custo Brasil, reforma tributária, redução de despesas, carga tributária, Projeto Safrista (PL 715), atração de mão de obra para o campo, código florestal, logística, transporte, demarcação de terras indígenas, segurança jurídica, mercado de carbono, sustentabilidade e transição energética.

3º Painel – Oportunidades e desafios para o produtor na Câmara Federal

Moderado por Jacyr Costa (Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP/COSAG), o painel teve como participantes Alceu Moreira (Deputado Federal/RS), Ana Paula Leão (Deputada Federal/MG), Domingos Sávio (Deputado Federal/MG), Marussa Boldrin (Deputada Federal/GO) e Zé Vitor (Deputado Federal/MG).

Foto: Pedro H. Lopes/Agro em Campo

Os debates envolveram a luta contra a importação de etanol dos EUA, transição energética, segurança jurídica para investidores, produção de energia e crescimento do setor. Também foram discutidos redução de impostos, geração de empregos, licenciamento ambiental, mineração em terras indígenas e fortalecimento do agro brasileiro no cenário mundial.

4º Painel – Leis e ações de incentivo ao produtor de cana

Sob moderação de Guilherme Piai (Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo), participaram Lucas Bove (Deputado Estadual/SP), Lucas do Vale (Deputado Estadual/GO) e Pedrossian Neto (Deputado Estadual/MS).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Cana Summit 2025
Foto: Pedro H. Lopes/Agro em Campo

Entre os temas, destacaram-se isenção de IPVA para veículos movidos a etanol, políticas de incentivo ao setor privado, estímulo ao consumo de etanol, segurança jurídica no campo, reforma tributária e desafios naturais como estiagem e queimadas.

5º Painel – Como os municípios estão focados no produtor de cana

O painel, moderado por José Guilherme Nogueira (CEO da ORPLANA), reuniu Elisa Gonçalves (Prefeita de Uberaba/MG), Luis Gustavo Mendes Moraes (Prefeito de Palmital/SP), Paulo do Vale (Ex-Prefeito e Atual Secretário de Governo de Rio Verde/GO), Paulo Gallo (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Sertãozinho/SP), Marcelo Beltrão (Prefeito de Coruripe/AL) e Xexéu (Prefeito de Prata/MG).

Cana Summit 2025
Foto: Pedro H. Lopes/Agro em Campo

Os desafios discutidos incluíram transporte, infraestrutura de mobilidade, estiagem, queimadas, valorização do etanol, políticas públicas, capacitação de produtores, saneamento básico e segurança jurídica.

6º Painel – O Business da cana no mundo

Encerrando o dia, o painel contou com Felipe Otoya Casasfranco (Membro do Conselho de Administração da Procaña), José Orive (Diretor Executivo da ISO – International Sugar Organization), Lívia Ignácio (Chefe da América do Sul na Bonsucro) e um representante da Austrália (Membro da Diretoria da Canegrowers), que participou por vídeo. A moderação foi de José Guilherme Nogueira (CEO da ORPLANA).

Cana Summit 2025
Foto: Pedro H. Lopes/Agro em Campo

Os convidados destacaram o Brasil como protagonista mundial na produção de cana, discutindo temas como sustentabilidade, rastreabilidade, capacitação de produtores, alianças estratégicas e expectativas para o futuro do setor.

Próximos passos

O Cana Summit 2025 continua nesta quinta-feira (3) com painéis técnicos e debates que aprofundarão questões estratégicas para fortalecer a cadeia produtiva da cana-de-açúcar no Brasil. Durante o evento, também será atualizada a Carta de Brasília, documento que reúne reivindicações do setor para os poderes Legislativo e Executivo, visando o desenvolvimento sustentável da produção canavieira no país.

Leia mais:
+ Agro em Campo: Virumix: Novo bioinseticida brasileiro atinge 85% de eficácia
+ Agro em Campo: Colheita do pinhão 2025 começa em Santa Catarina

×
Florianópolis sedia campeonatos brasileiros de drinques alcoólicos com café e desenho em leite
Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
AnteriorTarifas Trump: saiba quais setores do agro podem ser mais impactados
Próximo Florianópolis sedia campeonatos brasileiros de drinques alcoólicos com café e desenho em leite
Pedro H. Lopes
  • Website
  • LinkedIn

Pedro Henrique de Alcântara Lopes Jornalista e repórter fotográfico formado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter no setor agro, cobriu cotidiano na Gazeta do Ipiranga e foi editor do canal de notícias Record News. Tem experiência em assessoria de imprensa, com passagem pela Prefeitura de São Paulo. Atualmente, integra a equipe do portal iG, com foco na cobertura jornalística da região de Vinhedo.

Conteúdo Relacionado

Brasil deixa de embarcar mais de 350 mil sacas de café em maio por estrutura limitada nos portos

03/07/2025

História e aroma: nova mostra promete movimentar Museu do Café

03/07/2025

Pesquisador ressalta papel de Instituto Agronômico e evento do Cecafé em Campinas

03/07/2025

Tabaco pode ser opção para pequeno produtor

03/07/2025

Prefeito destaca presença do 10º Coffee Dinner & Summit em Campinas: “Está no DNA da cidade”

03/07/2025

Futuro porto de Imetame atrai investimentos da cafeicultura

03/07/2025
Comentar
Leave A Reply Cancel Reply

Em alta

Mercado do café se adapta a nova era de exigências ESG

Alívio: preço do azeite no Brasil deve começar a cair

Filhotes de marreca-cabocla saltam de ninho de arara-azul; flagra

Governo cria grupo para discutir dívidas de produtores rurais do RS 

“Brasil é o melhor exportador de café”, destaca secretário de SP

Com área 52% menor que na década de 60, produção de café cresce 400% no Brasil

Agro em Campo
Agro em Campo

Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

Institucional
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Sustentabilidade
  • Eventos
  • Leilões
Últimas Publicações

Brasil deixa de embarcar mais de 350 mil sacas de café em maio por estrutura limitada nos portos

03/07/2025

História e aroma: nova mostra promete movimentar Museu do Café

03/07/2025

Pesquisador ressalta papel de Instituto Agronômico e evento do Cecafé em Campinas

03/07/2025
© 2025 AGRO EM CAMPO

Digite acima e pressione Enter para pesquisar.