Com a colheita da safra de soja 2024/25 em andamento, produtores da região Sul do Brasil enfrentam um desafio crescente: a infestação de caruru (Amaranthus hybridus). O caruru é uma planta daninha que pode reduzir a produtividade das lavouras em até 80%. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a área plantada nesta safra seja de 47,5 milhões de hectares. Um aumento de 2,8% em relação à safra anterior, com uma produção projetada de 166 milhões de toneladas. No entanto, o aumento da produção vem acompanhado de desafios no manejo de plantas daninhas, com o caruru se destacando como uma das principais preocupações.
Maicon Detoni, Gerente de Marketing Enlist para o Sul, explica que o caruru tem se mostrado extremamente agressivo e de difícil controle nas lavouras brasileiras. Sempre competindo por água, luz e nutrientes, o que reduz drasticamente a produtividade da soja. Em casos de infestação severa, as perdas podem inviabilizar a colheita.
Disseminação e resistência a herbicidas
A alta capacidade de produção de sementes do caruru, que varia entre 300 mil e 400 mil por planta, facilita sua disseminação através de máquinas agrícolas, esterco animal, pássaros e sementes ilegais. Além disso, a planta tem demonstrado resistência a herbicidas comumente utilizados, como o glifosato e inibidores da enzima Acetolactato Sintase (ALS), limitando as opções de controle.
“A resistência ao glifosato, que já foi uma ferramenta amplamente eficaz no controle de plantas daninhas. Mas agora é um grande desafio para os agricultores do estado. Eles precisam buscar alternativas para enfrentar a invasão do caruru”, pontua Detoni.
Sistema Enlist®
Para auxiliar os produtores no manejo do caruru, a Corteva Agriscience oferece o Sistema Enlist®. Ele combina sementes com biotecnologia avançada e herbicidas de alta eficácia. As variedades com a tecnologia tolerantes aos herbicidas Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio, proporcionando um controle mais eficiente das plantas daninhas.
Mais informações disponíveis no site da Corteva.