Close Menu
Agro em Campo
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agro em Campo
    • Notícias
    • Sustentabilidade
    • Agricultura
    • Pecuária
    • Opinião
    Agro em Campo
    Home » Brasil pode faturar US$ 114 milhões com café especial
    Cecafé

    Brasil pode faturar US$ 114 milhões com café especial

    Evento nos Estados Unidos gera negócios e fortalece setor brasileiro
    Luna AmaroPor Luna Amaro17/05/2025
    Facebook Twitter WhatsApp
    Foto: Divulgação - BSCA
    Facebook Twitter WhatsApp

    Empresários e produtores brasileiros movimentaram US$ 14,6 milhões em negócios imediatos durante a Specialty Coffee Expo, realizada em Houston (EUA), entre 25 e 27 de abril. Eles também projetam US$ 99,6 milhões em novos contratos nos próximos 12 meses.

    Com isso, a delegação brasileira pode alcançar US$ 114,3 milhões em negócios. A participação ocorreu por meio do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    O Brasil esteve presente com um estande estratégico, que destacou a diversidade e a qualidade do café nacional. O espaço incluiu uma bancada com cafés de diferentes regiões e um brew bar, onde foram servidos os cafés filtrados “Destaque BSCA”, com pontuação acima de 87 pontos. Também foram apresentados cafés expressos com blends de origens como Sul de Minas, Mogiana, Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Mantiqueira e Chapada Diamantina.

    Leia Também:

    Entenda como a gripe aviária pode afetar seu bolso

    Brasil terá rastreamento obrigatório de bovinos e búfalos em 2033

    Estoques de suco de laranja aumentam, mas oferta continua limitada

    Além disso, a estrutura contou com uma sala de reuniões. Lá, os 39 representantes brasileiros realizaram 924 encontros de negócios, sendo 454 com novos compradores.

    “Os Estados Unidos são o principal destino do café especial brasileiro. Por isso, atuamos com foco nesse mercado”, explicou Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA. O evento atraiu mais de 17 mil visitantes de 85 países, com cerca de 650 expositores. Para Estrela, a feira promove networking, inovação e sustentabilidade, fortalecendo a posição do Brasil no cenário global.

    BSCA valoriza produtores com espaço exclusivo

    Nesta edição, a BSCA criou a “BSCA Farmers Village”, um espaço dedicado aos produtores, em parceria com a Specialty Coffee Association (SCA). O objetivo foi dar maior visibilidade aos cafeicultores brasileiros e incentivar sua atuação direta em feiras internacionais.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    Participaram cinco propriedades associadas:

    • Sítio Capadócia – São Gonçalo do Sapucaí (MG), Mantiqueira de Minas
    • Fazenda Bom Sucesso – Manhumirim (MG), Matas de Minas
    • Fazenda Samambaia – Santo Antônio do Amparo (MG), Campo das Vertentes
    • Fazenda Divino Espírito Santo / Mumbuca – Santo Antônio do Amparo (MG)
    • Fazenda Santa Clara – Oliveira (MG), Campo das Vertentes

    Novo protocolo reforça liderança do Brasil

    Durante o evento, a BSCA e a SCA firmaram um Memorando de Entendimento (MoU) para adoção do Coffee Value Assessment (CVA) como protocolo oficial de avaliação dos cafés especiais brasileiros. O novo sistema representa uma virada na forma de classificar o café.

    Segundo Estrela, o modelo não aumenta a rigidez, mas amplia os critérios, incluindo aspectos subjetivos, sensoriais e afetivos.

    “É uma nova abordagem que valoriza as preferências dos consumidores e os diferentes contextos de consumo”, destacou.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    Com isso, o Brasil se posiciona como referência mundial em inovação e qualidade no setor cafeeiro.

    Projeto “Brazil. The Coffee Nation” amplia mercados

    O projeto “Brazil. The Coffee Nation” busca promover o café especial brasileiro no mercado internacional, destacando qualidade, diversidade e sustentabilidade. A BSCA, com apoio da ApexBrasil, investe em ações estratégicas até agosto de 2025.

    Entre as prioridades estão:

    • Apoiar produtores de café canéfora (robusta e conilon)
    • Incentivar certificações de qualidade e sustentabilidade
    • Promover cafés produzidos por mulheres
    • Capacitar mulheres provadoras de café

    Os mercados-alvo para cafés crus incluem: África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Espanha, EUA, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan. Para produtos industrializados, o foco está no Canadá, Chile, China e Estados Unidos.

    Leia mais:
    + Agro em Campo: Cecafé discute resultados da cafeicultura regenerativa no Brasil

    + Agro em Campo: Cecafé apresenta avanços da cafeicultura à Comissão Europeia

    BSCA café especial exportação
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
    AnteriorMinas Gerais descarta ovos férteis por risco de gripe aviária
    Próximo Gripe aviária provoca novo embargo às aves do RS
    Luna Amaro

    Conteúdo Relacionado

    Frigoríficos reavaliam exportações após tarifa dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos de MS paralisam produção de carne para os EUA após tarifaço de Trump

    15/07/2025

    Drones Agrícolas: saiba como ganhar até R$ 400 por hectare

    15/07/2025

    Empresários americanos e brasileiros se unem contra taxa de 50%

    15/07/2025

    Hilux, Ranger e S10: as picapes “queridinhas” do agro

    15/07/2025

    Uso de herbicidas no Brasil sobe 128% em uma década

    15/07/2025
    Comentar
    Leave A Reply Cancel Reply

    Em alta

    O que é o Dia do Pecuarista e por que ele importa ao Brasil

    Ariranha: o predador dos rios da América do Sul

    Documentário sobre o Pantanal é indicado ao Oscar Verde

    Oferta maior derruba preço da batata nos atacados

    Menos vacas, mais leite: produção cresce 3 vezes no Brasil

    Como proteger sua criação doméstica contra a gripe aviária

    Agro em Campo
    Agro em Campo

    Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

    Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

    Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

    Últimas Publicações

    Frigoríficos reavaliam exportações após tarifa dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos de MS paralisam produção de carne para os EUA após tarifaço de Trump

    15/07/2025

    Drones Agrícolas: saiba como ganhar até R$ 400 por hectare

    15/07/2025
    © 2025 AGRO EM CAMPO

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar.