Cuiabá (MT) sediará, em 3 de abril de 2025, a 2ª Conferência Internacional UNEM DATAGRO sobre Etanol de Milho. O evento, organizado pela União Nacional do Etanol de Milho (UNEM) e pela DATAGRO, reunirá produtores, investidores, autoridades e especialistas para debater o avanço do setor no Brasil. Em resumo, os painéis trarão análises de mercado, inovações tecnológicas e estratégias para tornar a cadeia produtiva mais sustentável e competitiva.
O presidente da DATAGRO, Plinio Nastari, destaca o crescimento do setor. “O etanol de milho ganha relevância na matriz energética brasileira, impulsionado pela segurança na oferta do grão e avanços em eficiência produtiva. Investimentos em novas plantas e ampliação da capacidade instalada consolidam o Brasil como um dos principais produtores mundiais”, afirma.
Programação
A programação inclui seis painéis sobre temas como o impacto da Lei do Combustível do Futuro, RenovaBio e MOVER. Além disso, o evento abordará também oportunidades para exportação de etanol de milho, novos mercados para biocombustíveis e estratégias de financiamento e investimento.
O presidente da UNEM, Guilherme Nolasco, reforça o potencial do setor. “O Brasil possui 25 biorrefinarias em operação, dez projetos autorizados pela ANP e outras 20 unidades programadas. A expansião, aliada às inovações tecnológicas, aumenta a competitividade do setor e atrai novos investimentos”, ressalta.
A conferência também discutirá o potencial do Combustível Sustentável para Aviação (SAF, na sigla em inglês), biocombustível produzido a partir de matérias-primas renováveis. Ou seja, o SAF surge como solução para a descarbonização da aviação. Ao mesmo tempo, outro destaque será a evolução na produção de DDG (Dried Distillers Grains), coproduto rico em proteínas e fibras, usado na nutrição animal.
Nastari ressalta a demanda global por esses produtos. “No mercado internacional, DDG e DDGS se destacam pelo alto valor nutricional e origem sustentável. Em 2023, a UNEM e a ApexBrasil firmaram um convênio para impulsionar as exportações, fortalecendo a competitividade do setor brasileiro”, afirma.
Em geral, a primeira edição da conferência reuniu mais de 500 convidados, incluindo representantes da agroindústria, produtores de cereais e políticos do Congresso Nacional.
Sobre a DATAGRO
Com 40 anos de experiência, a DATAGRO é uma consultoria global especializada em agropecuária e clima. Ou seja, seus dados e análises orientam decisões de clientes em mais de 50 países. A empresa produz mais de 130 relatórios mensais sobre dez culturas e mercados. Entre suas oito unidades de negócios, estão Consultoria Estratégica, Alta Performance, Financial e Markets. A DATAGRO também organiza eventos como o Global Agribusiness Fórum (GAF) e o Global Agribusiness Festival (GAFFFF).
Leia mais:
+ Agro em Campo: ANTT publica edital da Rota Agro com apoio do BNDES
+ Agro em Campo: JBS investirá US$ 100 milhões em duas fábricas no Vietnã