O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a Portaria nº 1.271, que estabelece oficialmente os períodos do vazio sanitário e o calendário nacional de semeadura da soja para a safra 2025/2026. As medidas são fundamentais para o manejo fitossanitário da cultura. E têm como principal objetivo o combate à ferrugem asiática, considerada uma das doenças mais severas e destrutivas da soja no Brasil.
A ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, pode ocorrer em qualquer fase do desenvolvimento da lavoura. A praga tem registros de danos que variam de 10% a 90% da produção em regiões onde a doença atinge níveis epidêmicos. O vazio sanitário consiste em um período contínuo de, no mínimo, 90 dias, durante o qual é proibido cultivar ou manter plantas vivas de soja em qualquer estágio de desenvolvimento nas áreas estabelecidas pelo Mapa. Essa estratégia visa reduzir ao máximo o inóculo do fungo no ambiente, quebrando o ciclo da doença e minimizando prejuízos na safra seguinte.
Calendário de semeadura da soja
Além do vazio sanitário, a portaria define o calendário de semeadura da soja, uma medida complementar que busca racionalizar o uso de fungicidas e reduzir o risco de desenvolvimento de resistência do fungo aos defensivos químicos. O calendário faz parte do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) e foi construído de forma participativa, com envolvimento das secretarias estaduais de agricultura, entidades do setor produtivo e órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal.
“A união de conhecimentos técnicos e científicos, além da diversidade de condições geoclimáticas que constituem o território brasileiro, entre outros fatores, demonstram o desafio que é a formulação destas ações de defesa sanitária vegetal. Todo esse esforço não seria possível com a participação exclusiva do Mapa. E contou com o apoio de muitas instituições, principalmente dos órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal e instituições de pesquisa”, destacou Edilene Cambraia, diretora do Departamento de Sanidade Vegetal.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reforça que o cumprimento rigoroso dos períodos do vazio sanitário e das janelas de plantio é essencial para interromper a chamada “ponte verde” da doença, protegendo a produtividade e a rentabilidade da soja em todo o país.
As datas completas, com todas as subdivisões regionais e especificidades por estado, podem ser consultadas na íntegra na Portaria SDA/MAPA nº 1.271/2025, disponível no Diário Oficial da União e no site do Mapa.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Fruta nativa do Sul do Brasil: conheça a goiaba-serrana
+ Agro em Campo: Operação apreende 336 toneladas de fertilizante orgânico sem registro