A Estância do Sossego, localizada no interior de Uruguaiana, será um dos destaques da gira técnica que antecede o 9º Congresso Mundial Braford, programado para ocorrer de 28 de abril a 4 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Criadora da raça Braford desde 2002, a propriedade liderada por Ana Maria Ormazabal Moura apresentará sua expertise em genética, manejo e inovação pecuária durante o circuito técnico no dia 29 de abril.
Tecnologias avançadas na criação de Braford
Luciano Dornelles, administrador da Estância do Sossego, detalha as atividades que serão exibidas:
- Novilhas prenhas de dois anos e meio;
- Vacas com cria ao pé e terneiras de ano;
- Tourinhos de sobreano;
- Vacas com cria oriundas de Transferência de Embriões (TE);
- Terneiros produzidos via Fertilização in Vitro (FIV).
Além disso, a propriedade utiliza técnicas como a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) para sincronizar a ovulação das fêmeas. “Temos o ciclo completo: vendemos o animal gordo no final e promovemos remates ao longo do ano”, explica Dornelles.
Reconhecimento e diversidade produtiva
A Estância do Sossego também é conhecida por suas Grandes Campeãs, vencedoras em eventos como Expointer e Nacional. Segundo Dornelles, a propriedade possui várias doadoras importantes e descendentes de touros renomados. Além da pecuária, a estância investe na produção de uvas e vinhos, com um vinhedo integrado à propriedade.
Durante a visita técnica, o professor Júlio Barcellos, coordenador do NESPro e pró-reitor da UFRGS, ministrará uma palestra sobre resiliência dos sistemas produtivos frente às mudanças climáticas e biótipos raciais. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e ocorre paralelamente à 18ª Exposição Nacional da raça Hereford, também em Esteio.
Leia mais:
+ Agro em Campo: ANTT publica edital da Rota Agro com apoio do BNDES
+ Agro em Campo: Cavalo mais caro do mundo é brasileiro; valor compra 40 Ferraris