As exportações brasileiras de pescados para os Estados Unidos estão paralisadas desde a última quinta-feira (10). A suspensão ocorre após o anúncio do presidente Donald Trump sobre a nova taxação.
Segundo a Abipesca (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), o setor deixou de embarcar 1.500 toneladas de peixes e frutos do mar. Os contêineres estão parados em diversos portos, principalmente na Bahia, Ceará e Pernambuco.
De acordo com o diretor-executivo da Abipesca, Jairo Gund, o envio foi interrompido por causa do tempo de transporte. Os produtos levam cerca de três semanas para chegar ao território norte-americano por via marítima.
Com isso, os compradores dos Estados Unidos temem o impacto do novo imposto. A tarifa entra em vigor em 1º de agosto. Os empresários norte-americanos estão inseguros quanto ao preço final dos produtos após a cobrança.
O mercado dos Estados Unidos representa 70% das exportações brasileiras do setor. A suspensão afeta diretamente pequenos aquicultores e pescadores artesanais, segundo Gund.
Esses produtores, ligados à agricultura familiar, concentram-se na criação de tilápia e na pesca artesanal. O mercado internacional reconhece a alta qualidade dos produtos brasileiros.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Exportações de suco de laranja batem recorde de receita
+ Agro em Campo: CMN define juros dos fundos no Plano Safra 25/26