A exposição “Tesouros da Terra – Sementes da Inovação” será inaugurada hoje, 20 de fevereiro na Biblioteca de São Paulo, trazendo uma abordagem inédita sobre a evolução do agronegócio no Brasil e os avanços da biotecnologia. A iniciativa visa surpreender os visitantes ao mostrar como o setor agrícola se tornou responsável por 26% das ocupações no país, conforme dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).
Com uma trajetória que remonta a séculos, a agricultura brasileira evoluiu de práticas manuais para processos modernos, focando em inovação e sustentabilidade. A exposição busca educar o público sobre a importância desse segmento, que representa 23,8% do PIB nacional e 46% do valor das exportações brasileiras. Em um contexto global desafiador, onde a ONU projeta que será necessário aumentar a produção de alimentos em 60% até 2050 para alimentar uma população de 9,7 bilhões de habitantes, conscientizar a sociedade sobre esses desafios é fundamental.
Da enxada à biotecnologia
O evento é voltado para educadores, estudantes, pesquisadores, jornalistas, ativistas e o público em geral, oferecendo uma perspectiva única sobre o mundo agro. Com dinâmicas interativas e experiências táteis, os visitantes poderão explorar temas como a realidade atual do campo e as histórias de agricultores dedicados ao cultivo de produtos como soja, milho e trigo.
A exposição começará com a chegada dos imigrantes ao Brasil, apresentando informações de forma sensível e inovadora. Além disso, haverá uma seção dedicada aos avanços da biotecnologia, onde os visitantes poderão acompanhar todo o processo que envolve pesquisa e desenvolvimento em laboratório até a análise no campo.
“Tesouros da Terra” é uma iniciativa cultural idealizada pela YABÁ Consultoria, especializada em ESG (Environmental, Social and Governance), com patrocínio da GDM Genética, empresa focada em melhoramento genético de plantas. Andrea Moreira, CEO da YABÁ, explica que o projeto integra estratégias corporativas à cultura para engajar diferentes públicos. “Queremos abordar o tema do melhoramento genético de plantas de forma lúdica e acessível”, afirma.
Viabilização e impacto social
O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e gera trabalho e renda para aproximadamente 150 profissionais envolvidos na produção técnica. A exposição ficará em São Paulo por dois meses antes de seguir para Brasília.
“Um dos principais desafios do agronegócio é conectar a realidade do campo moderno às grandes cidades. Acreditamos que experiências culturais podem fortalecer essa conexão”, conclui Andrea.
Serviço
- Exposição: Tesouros da Terra – Sementes da Inovação
- Data: De 20 de fevereiro a 20 de abril
- Horário: Das 9h30 às 18h30
- Local: Biblioteca de São Paulo (Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana); dentro do Parque da Juventude
- Obs: A Biblioteca não abre às segundas-feiras.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Inovação e tecnologia revolucionam o futuro do campo
+ Agro em Campo: Cooperativa investe R$ 100 milhões em complexo agropecuário