A 13ª edição da Feira Nacional da Bananicultura e Agronegócio (Feibanana), maior evento dedicado ao setor no Brasil, foi aberta nesta terça-feira (13) em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira, São Paulo. Com mais de 65 expositores, a feira deve receber cerca de 13 mil visitantes e movimentar R$ 83 milhões em negócios ao longo dos três dias de programação.
“O Agro é uma das principais forças do Estado de São Paulo e apostamos forte neste setor, com incentivos e apoio em diversas iniciativas. Recentemente destinamos o equivalente a R$ 600 milhões em ações que impactam do pequeno ao grande produtor, incluindo crédito agrícola e seguro rural. Dessa forma, incentivamos o desenvolvimento regional em todo o estado”, afirmou o governador em exercício, Felicio Ramuth.
Novas tecnologias e boas práticas para a bananicultura paulista
Nos dias 14 e 15 de maio, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza o Dia de Campo na área experimental da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta Regional), próxima ao Centro de Eventos de Pariquera-Açu, onde ocorre a feira. O objetivo é difundir práticas de manejo para o combate das principais pragas da bananicultura, como a Sigatoka-negra, além de apresentar tecnologias voltadas para os bananais paulistas.
O Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) também participa do evento com ações voltadas à regularização fundiária, oferecendo orientação e atendimento aos produtores rurais sobre a importância da regularização das propriedades. A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) reforça o suporte técnico e a integração entre pesquisa, tecnologia e produção no campo.
Importância do Vale do Ribeira e da agricultura familiar
São Paulo é responsável por cerca de 30% da produção nacional de banana, e a Feibanana se consolida como referência para o setor. “O Vale do Ribeira é uma região de extrema importância para o governo estadual. E temos avançado com a regularização fundiária e investimento na agricultura familiar”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
Além da exposição de produtos, insumos agrícolas, veículos e maquinários, a Feibanana oferece uma série de palestras com especialistas. Eles apresentam as tecnologias mais recentes aplicadas à produção da fruta, líder no consumo in natura no Brasil. A programação inclui também ações socioeducativas, shows e exposições de artesanato regional, valorizando a cultura local.
O evento segue até quinta-feira (15) no Centro de Eventos de Pariquera-Açu. E reune produtores, pesquisadores e empresários do setor para fortalecer a cadeia produtiva da bananicultura paulista e nacional.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Produção de etanol de milho cresce 18 vezes em sete anos
+ Agro em Campo: China abre cinco mercados para produtos do agro brasileiro