O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas para várias regiões do país neste final de semana. Ou seja, o calor típico de verão, combinado com a alta umidade, deve favorecer a formação de tempestades isoladas, especialmente no final do dia.
Sábado
No sábado (25/1), o amanhecer será marcado por nebulosidade no Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e Paraná, além de grande parte de São Paulo, Minas Gerais e a região serrana do Rio de Janeiro. Além disso, durante a tarde, o aumento do calor e da umidade deve intensificar as chances de chuvas fortes e tempestades localizadas.
No Rio Grande do Sul, tempestades podem atingir a região central, enquanto o litoral norte de Santa Catarina estará sujeito a condições climáticas severas. Em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e regiões isoladas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Norte do país, os alertas do Inmet também permanecem ativos para chuvas intensas.
Região Centro-Oeste
Na Região Centro-Oeste, o sábado começa com céu aberto na maior parte dos Estados. Apenas o sul de Goiás terá tempo fechado, com possibilidade de chuvas isoladas pela manhã. Em Porto Alegre e no norte de Mato Grosso e Goiás, também há previsão de precipitações durante o início do dia.
Nordeste
Já no Nordeste, o tempo se mantém estável durante todo o final de semana, sem previsão de chuvas intensas e com temperaturas abaixo de 30°C.
Domingo
O domingo (26/1) começa com nebulosidade nas regiões Sul, Sudeste e boa parte do Centro-Oeste. Os maiores volumes de chuva devem ocorrer pela manhã em Sinop, no Mato Grosso. Em São Paulo, a previsão é de precipitações leves nesse período.
À tarde, chuvas intensas e temporais isolados podem atingir Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, sul de Mato Grosso e praticamente todo o Mato Grosso do Sul. Em geral, as precipitações devem vir acompanhadas de ventos fortes e risco de queda de granizo.