Uma massa de ar frio avança sobre o Sul do Brasil nesta semana, enquanto chuvas persistem no Norte e Sudeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para mudanças climáticas até 7 de abril, incluindo a possibilidade de geada nas áreas serranas.
Norte
A região Norte deve registrar os maiores volumes de chuva. No oeste do Amazonas, Pará, Amapá, norte do Tocantins e oeste de Rondônia, os acumulados podem ultrapassar 80 mm. No Acre, parte de Rondônia, sul do Pará e sul de Tocantins, os volumes devem ficar abaixo de 40 mm.
Nordeste
No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue influenciando o clima. O norte do Maranhão, Piauí e litoral do Ceará podem ter mais de 60 mm de chuva. No interior da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, o tempo deve ficar mais seco. Ou seja, nessas áreas, os volumes ficarão abaixo de 20 mm, e a umidade relativa do ar pode cair para menos de 50%.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, as chuvas mais intensas devem atingir Mato Grosso, oeste de Goiás e Mato Grosso do Sul, com volumes acima de 50 mm. No restante da região, as precipitações serão menores, mas pancadas podem ocorrer no nordeste de Goiás e no Distrito Federal no fim da semana.
Sudeste
No Sudeste, a chuva será intensa no sul de Minas Gerais, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O Vale do Paraíba, litoral norte paulista e região serrana fluminense podem registrar mais de 100 mm a partir de sábado (5). Em contrapartida, o centro-norte de Minas Gerais e o centro-oeste de São Paulo terão volumes inferiores a 20 mm.
Sul
No Sul, uma frente fria deve provocar temporais isolados no Rio Grande do Sul até quarta-feira (3), com risco de granizo e descargas elétricas. O leste e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste e leste do Paraná podem acumular mais de 40 mm. A partir de sábado, o tempo deve se estabilizar.
Primeira massa de ar frio do outono e risco de geada
Ao longo da semana, o calor permanece intenso no interior do Nordeste, norte de Minas Gerais e leste do Centro-Oeste. Os termômetros podem superar 34°C, principalmente no oeste de Goiás, Bahia, sul do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
As temperaturas mínimas seguirão acima de 26°C no Norte, Centro-Oeste e parte do Nordeste e Sudeste até sexta-feira (4). No entanto, a partir de sábado, a chegada da primeira massa de ar frio do outono derrubará as temperaturas no Sul e no sul de Mato Grosso do Sul. As serras gaúcha e catarinense podem registrar geada, com mínimas abaixo de 10°C.
No domingo (7), o frio perde força no Sul, mas avança no Sudeste. A Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, pode registrar mínimas próximas de 12°C.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Pesquisadores investigam desaparecimento de tatuís nas praias brasileiras
+ Agro em Campo: Vacinação contra brucelose: Minas Gerais supera meta nacional