A Trajano Silva Remates promove no próximo dia 23 de fevereiro um leilão que celebra a tradição e a excelência genética na criação de Cavalos Crioulos: o remate Santa Angélica & Estribillo. A oferta é resultado de 95 anos de seleção criteriosa da Cabanha Santa Angélica, que apresenta uma genética consolidada a partir de raçadores de destaque, como o importado do Chile, Santa Elba Señuelo.
O leiloeiro Marcelo Silva, diretor da Trajano Silva Remates, ressalta que a Santa Angélica sempre priorizou animais funcionais, com aptidão para provas como Paleteadas, Laço, Freio do Proprietário e Freio de Ouro. “Essa oferta concentra animais novos que poderão participar de diversas provas”, destaca Silva.
Ramiro Costa, à frente da Santa Angélica, segue os passos do avô, Paulino Costa, que iniciou a criação em 1929. A base sólida da genética se consolidou na década de 1980, com a chegada de três garanhões, incluindo o Santa Elba Señuelo.
Um legado genético
A aquisição do chileno Santa Elba Señuelo foi motivada pela consagração de La Invernada Hornero e o desempenho de sua prole. “O pai se apaixonou pelo Señuelo, que não era um cavalo bonito, mas era um cavalo que completaria as éguas e as deficiências que tinham na manada lá na fazenda”, relata Costa. A compra se concretizou com a vinda da égua La Amanecida Muchachita.
O cruzamento de Santa Elba Señuelo e La Amanecida Muchachita resultou em Muchacho de Santa Angélica. Ele alcançou o topo do ranking da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) do Registro de Mérito. Santa Elba Señuelo, presente na raça por 33 anos, deixou um legado como reprodutor, com mais de 220 filhos e 1,2 mil netos registrados.
O remate Santa Angélica & Estribillo terá 27 lotes em oferta. São todos potros em ponto de doma, habilitados a correr o III Redomão do Núcleo de Criadores Cavalos Crioulos de Herval. A transmissão será pela Trajano Web e pelo Lance Rural, com início às 20h.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Bahia confirma primeiro caso de ferrugem asiática. Brasil soma 107 focos
+ Agro em Campo: Cavalo Dourado: conheça a raça mais bonita do mundo