A Georgia suspendeu todas as atividades envolvendo aves após a confirmação de um foco de gripe aviária de alta patogenicidade no Condado de Elbert. Em resumo, a decisão busca conter a propagação do vírus no estado.
De acordo com o Departamento de Agricultura da Georgia, exibições, shows, trocas, encontros e vendas de aves estão proibidos até nova ordem. A restrição, porém, não inclui a venda no varejo de produtos avícolas.
“As instalações de produção na Georgia e as vendas privadas entre indivíduos não estão sujeitas à suspensão”, afirmou o Comissário de Agricultura, Tyler Harper, em comunicado oficial.
Este é o primeiro caso registrado em uma operação comercial no estado e o quinto confirmado na Georgia. O surto envolveu cerca de 45 mil matrizes de frangos de corte em uma única instalação.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Conheça os 5 cafés mais caros e exóticos do mundo
+ Agro em Campo: Picanha sem imposto, entenda o impacto da reforma tributária na carne
Como medida preventiva, todas as operações comerciais em um raio de 10 quilômetros foram colocadas em quarentena. Essas áreas passarão por testes de vigilância durante pelo menos duas semanas para monitorar o avanço da doença.
Ou seja, a iniciativa reflete os esforços para proteger a saúde das aves e mitigar os impactos econômicos no setor avícola estadual.