O governo federal aumentará em 25% os investimentos públicos para melhorar o escoamento da safra agrícola em 2025. O Ministério dos Transportes confirmou que os recursos destinados ao setor devem subir de R$ 3,6 bilhões, em 2024, para R$ 4,5 bilhões neste ano.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) durante um evento oficial que reuniu os ministros Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Carlos Fávaro (Agricultura). Em geral, o governo pretende direcionar a maior parte dos investimentos para melhorias na infraestrutura de rodovias e ferrovias.
Os aportes no transporte de carga para os portos do Arco Norte aumentarão de R$ 2 bilhões para R$ 2,6 bilhões. No Arco Sul e Sudeste, o orçamento crescerá de R$ 1,6 bilhão para R$ 1,9 bilhão. Entre os projetos contemplados, estão a restauração da BR-135, no Maranhão, a duplicação da BR-163, no Mato Grosso, e a construção de trechos da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT).
No setor de concessões rodoviárias, o governo prevê a contratação de R$ 63,5 bilhões em cinco leilões realizados em 2024. Os investimentos contemplam os chamados “Corredores do Agro”, incluindo as rodovias BR-060/452/GO, BR-262/MG, BR-040/GO/MG e dois trechos no Paraná (Lotes 3 e 6). Portanto, para 2025, a previsão é realizar nove novos leilões para ampliar a infraestrutura de escoamento da safra.
A expansão da logística acompanha o crescimento do agronegócio brasileiro. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um recorde de 322,47 milhões de toneladas de grãos para este ano. Ou seja, um avanço de 8,3% em relação à safra anterior. Se confirmado, será o maior volume já registrado na história.