O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) prevê que pelo menos 250 mil renegociações sejam realizadas em 2025 pelo Desenrola Rural. Em resumo, o programa, lançado nesta semana pelo Governo Federal, busca facilitar a quitação e a renegociação de dívidas de crédito rural. Atualmente, 1,35 milhão de agricultores familiares estão inadimplentes. Em geral, o número de renegociações pode chegar a 1 milhão, segundo projeções do ministério.
Além disso, o ministro Paulo Teixeira destacou que a iniciativa permitirá o acesso ao crédito rural para produtores que estavam impedidos de obter financiamento pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Encerramos 2024 com 1,8 milhão de contratos de crédito rural. Em 2025, devemos atingir 2 milhões. Nossa meta é incluir 1 milhão de agricultores que enfrentam restrições ao crédito”, afirmou Teixeira em coletiva de imprensa.
Descontos do Desenrola Rural
O Desenrola Rural oferece descontos de até 96% para agricultores com renda anual de até R$ 500 mil que desejam quitar dívidas de crédito rural. Segundo o MDA, essas pendências somam R$ 19,5 bilhões. O programa contempla quatro tipos de dívidas: Dívida Ativa da União (DAU), débitos do Pronaf financiados por fundos constitucionais, dívidas contraídas diretamente com instituições financeiras e créditos de instalação.
Além de facilitar a regularização financeira, o programa permite que os agricultores saiam dos cadastros negativos das instituições financeiras. A secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, explicou que a inadimplência impedia produtores de acessarem novos financiamentos. “Se o agricultor renegociava uma dívida por um valor menor, ele ficava impossibilitado de obter crédito novamente com aquela instituição. O presidente Lula chamou isso de ‘prisão perpétua’. O Pronaf é uma política pública gerida por bancos específicos, e essa restrição prejudicava muitos produtores”, afirmou.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Aprosoja orienta produtores sobre cláusula da UE na Lei do Desmatamento