A JBS vai construir duas fábricas no Vietnã, confirmando a informação antecipada pelo presidente Lula. Ou seja, o investimento de US$ 100 milhões fortalecerá a presença da empresa na região e ampliará sua atuação no mercado global de carnes.
As novas unidades produzirão carne bovina, suína e de aves. Em geral, a matéria-prima virá, principalmente, do Brasil e abastecerá o mercado vietnamita e outros países do Sudeste Asiático.
O acordo foi formalizado neste sábado por meio de um Memorando de Entendimento (MOU). O governo vietnamita, representado pela Northern Investment Promotion, Information and Support Center (NIPISC) e pelo Sao Do Group, parceiro na gestão do Parque Industrial e Não Tarifário Nam Dinh Vu, participou da assinatura.
Segundo a JBS, o projeto atende às metas de desenvolvimento do Vietnã, que busca aumentar a produção local e expandir sua participação no comércio internacional de carne.
JBS no Sudeste Asiático

Para Renato Costa, presidente da Friboi, o investimento reforça o compromisso da empresa com o crescimento sustentável no Sudeste Asiático. “As fábricas não são apenas uma expansão de capacidade produtiva. Elas geram valor para a economia local, criam empregos qualificados e contribuem para a segurança alimentar na região. Estamos investindo no futuro com inovação e sustentabilidade”, afirmou.
A primeira fase do projeto será instalada no Khu công nghiệp Nam Đình Vũ. Em resumo, a unidade contará com um centro logístico para armazenagem, pré-processamento, corte e embalagem. A segunda fase, prevista para dois anos após o início das operações, será no sul do Vietnã e terá infraestrutura semelhante, com novo centro logístico e planta de processamento.
Ou seja, com esse movimento, a JBS reforça sua estratégia de diversificação global. “Essa parceria fortalece nossa presença no Vietnã e expande nossa atuação internacional. Estamos criando uma cadeia produtiva robusta e sustentável para competir no mercado global”, destacou Costa. Além disso, a empresa prevê a criação de 500 novos postos de trabalho na região com a abertura das duas fábricas.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Vietnã reabre mercado para carne bovina brasileira após quase 10 anos
+ Agro em Campo: Certificação de ração animal para exportação fica mais rápida no Brasil