A participação de estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza (CPS) já é tradição na Agrishow. A maior feira de tecnologia agrícola da América Latina integra o calendário acadêmico das unidades com cursos voltados à produção agropecuária.
A 30ª edição da Agrishow começa nesta segunda-feira (28) e vai até sexta-feira (2), em Ribeirão Preto (SP). Com o tema O Futuro do Agro de A a Z, o evento apresentará tendências e tecnologias que vão moldar o setor nos próximos anos.
Novidade e Etecs agrícolas
Neste ano, uma das novidades é a participação do CPS no estande do Sistema Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo). O espaço reunirá autoridades, lideranças do agronegócio e visitantes da feira. Ao mesmo tempo, segundo o diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias, o estande servirá para divulgar a atuação da instituição na Educação Profissional e Tecnológica. “Vamos mostrar nossa contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, afirma. Além disso, os visitantes poderão conhecer produtos das cooperativas-escola das Etecs agrícolas. Participam a Etec Profª Helcy Moreira Martins Aguiar (Cafelândia), a Etec Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros (Garça) e a Etec Benedito Storani (Jundiaí).
De acordo com Adriana Nunes, coordenadora de projetos do Grupo de Supervisão Escolar do CPS, a feira destaca o modelo inovador de ensino da instituição. “Incentivamos o protagonismo juvenil e a formação cidadã com vivência cooperativista”, ressalta.
Participação dos estudantes
Em geral, a expectativa é reunir mais de 750 estudantes de Etecs e Fatecs durante os cinco dias da feira. Ou seja, os jovens realizarão visitas técnicas, pesquisas de campo e relatórios sobre empresas, equipamentos, implementos e mercado. Para o vice-diretor-superintendente do CPS, Maycon Geres, a feira proporciona uma experiência única de contato com o setor produtivo. “Os estudantes podem conhecer tendências, inovações e criar conexões com futuros parceiros ou empregadores”, explica.
Aplicativo Calculadora do Agricultor
Entre os destaques, alunos do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma da Fatec Matão lançarão o aplicativo Calculadora do Agricultor. O app funciona offline e ajuda produtores rurais no planejamento de plantio, cálculo de insumos e controle de custos. Além disso, várias unidades confirmaram presença na Agrishow, como as Etecs de Andradina, Cândido Mota, Cerqueira César, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Matão, Miguelópolis, Paraguaçu Paulista e Rancharia, além das Fatecs de Matão e Mococa.
Leia mais:
+ Agro em Campo: ExpoZebu 2025 projeta movimentar mais de R$ 190 milhões
+ Agro em Campo: Brasil deve elevar mistura de etanol à gasolina em 2025