O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou uma nova atualização da lista de marcas e lotes de café torrado considerados impróprios para consumo humano. Três marcas foram desclassificadas após análises laboratoriais indicarem o descumprimento dos padrões de identidade e qualidade definidos pela Portaria nº 570, de 9 de maio de 2022.
As irregularidades detectadas incluem a presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido. Além de níveis elevados de micotoxinas, substâncias tóxicas que comprometem a segurança do produto. Esses fatores indicam que os cafés não atendem aos requisitos legais para comercialização. Isso motivou a determinação do recolhimento imediato dos lotes pelas empresas responsáveis.
O Mapa orienta os consumidores que adquiriram os produtos listados a suspenderem o consumo imediatamente. E também solicitarem a substituição conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, caso os produtos ainda estejam sendo vendidos, o órgão pede que a população informe o fato pelo canal oficial Fala.BR, indicando o nome e endereço do estabelecimento.
A fiscalização do café torrado e moído é realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov). O setor atua para garantir a conformidade com as normas de qualidade e segurança, prevenindo fraudes e riscos à saúde pública.
Essa nova lista integra as ações contínuas do Mapa para proteger os consumidores e assegurar a qualidade dos cafés comercializados no Brasil, seguindo rigorosos critérios técnicos e legais.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Apicultura migratória: abelhas turbinam a produção de maçã
+ Agro em Campo: Bioamida: marca esportiva lança roupas com tecido de milho