Mato Grosso do Sul será palco, nos meses de julho e agosto de 2025, da 1ª Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), iniciativa inédita que visa fortalecer as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo no Estado. O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), conta com a parceria de instituições públicas, como a AGRAER, e entidades privadas ligadas à ATER.
A conferência reunirá representantes de todas as regiões do Mato Grosso do Sul, incluindo agricultores familiares, pesquisadores e gestores públicos. Segundo Humberto Mello, secretário-executivo de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF), o encontro será fundamental para debater avanços, desafios e propor soluções para uma ATER mais inclusiva e eficiente, alinhada às necessidades locais. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (TUCURA-MS) integra a equipe técnica responsável pela organização do evento.
O calendário da 1ª Conferência de ATER prevê encontros regionais em diferentes municípios do Estado. O primeiro será realizado em Itaquiraí, no dia 3 de julho, na Câmara Municipal, das 7h às 17h30. Em seguida, as discussões seguem para Ponta Porã (16/07), Miranda (23/07), Três Lagoas (06/08), São Gabriel do Oeste (13/08), Dourados/Território Indígena (19/08) e Sidrolândia (28/08).
A expectativa é que a conferência amplie o diálogo entre os diversos atores do setor rural. Além de promover a construção coletiva de estratégias para o fortalecimento da assistência técnica e extensão rural em Mato Grosso do Sul.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Plataforma proíbe importação de produtos ligados a desmatamento
+ Agro em Campo: Paraná prorroga emergência fitossanitária contra o greening