O mercado de etanol ganhou força na última semana no estado de São Paulo. Segundo o Cepea, compradores atuaram com mais intensidade no spot paulista entre 5 e 9 de maio. Ou seja, eles adquiriram volumes em quase todos os estados do Centro-Sul, o que elevou a liquidez do mercado.
Apesar disso, os demandantes buscaram negociar com preços mais baixos. Mesmo assim, algumas usinas mantiveram os valores firmes para o biocombustível. Com o avanço da moagem de cana, a oferta de etanol aumentou em parte das regiões. Essa elevação ocorreu após a melhora nas condições climáticas, de acordo com o Cepea. Na comparação semanal, o etanol hidratado subiu 0,19%, fechando a R$ 2,7236 por litro.
Esse valor é líquido de ICMS e PIS/Cofins, segundo o Indicador CEPEA/ESALQ. Já o etanol anidro teve alta de 0,76%, com o litro cotado a R$ 3,1230, sem impostos.
Oferta de açúcar cristal segue restrita no mercado
Apesar do avanço da safra 2025/26, a oferta de açúcar cristal segue limitada. O Cepea aponta que o processamento da cana aumentou, mas não gerou volume expressivo.
As usinas têm priorizado contratos já firmados, tanto internos quanto externos. Por isso, a maior parte do açúcar Icumsa até 180 ainda não chega ao mercado spot. Enquanto isso, a demanda por lotes com entrega imediata está desaquecida. Nesse cenário, o preço do cristal registra pequenas quedas diárias no estado de São Paulo.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Produção de etanol de milho cresce 18 vezes em sete anos
+ Agro em Campo: Exportação brasileira de café cai 28% em abril, mas segue recorde na safra 2024/25