O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas em áreas da Região Norte nesta terça-feira (15/4). Em geral, a previsão aponta volumes de até 100 milímetros entre a tarde e a noite.
Além disso, o alerta inclui o oeste do Pará, o leste do Amazonas, todo o Acre e parte de Rondônia. Ao mesmo temo, o noroeste de Mato Grosso também está sob risco. As chuvas intensas fazem parte do chamado “inverno amazônico”, período marcado por volumes elevados na região.
Além da chuva forte, as rajadas de vento podem atingir até 100 km/h nas áreas em alerta. Ou seja, a orientação é que a população redobre a atenção com riscos de alagamentos, quedas de árvores e cortes de energia.
No sul de Roraima, o aviso é de menor gravidade. Portanto, o Inmet classificou a região com alerta amarelo, prevendo chuvas de até 50 milímetros e ventos de até 60 km/h.
Previsão indica mais chuvas em outras regiões do país
Outros Estados também devem registrar chuvas nesta terça-feira. A previsão inclui Maranhão, Piauí, oeste da Bahia, além de áreas do Centro-Oeste e Sudeste. Nessas localidades, os volumes variam entre 30 mm e 50 mm. Os ventos podem alcançar 60 km/h, segundo o Inmet.
No Sul do país, os temporais mais intensos devem ocorrer a partir da madrugada. As áreas mais afetadas serão o sul de Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Paraná e noroeste de Santa Catarina. A condição de chuva permanece até quarta-feira (16/4), com volumes podendo chegar a 50 mm.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Veja as 10 picapes mais vendidas no Brasil; Hilux lidera, chinesas empacam
+ Agro em Campo: Árvores revelam cicatrizes invisíveis da mineração de ouro