Resumo da notícia
- O arroz em casca no Rio Grande do Sul registrou queda expressiva, com o preço chegando a R$ 61,89 por saca, o menor desde junho de 2020, segundo o Cepea.
- A baixa liquidez no mercado e a desvalorização do dólar frente ao real pressionam as cotações para baixo.
- Agentes do mercado aguardam maior estabilidade, enquanto produtores realizam vendas pontuais para custear a semeadura da safra 2025/26.
- A queda nos preços desmotiva produtores, que podem reduzir significativamente a área plantada de arroz na próxima temporada.
O arroz em casca registra queda expressiva no mercado gaúcho. Segundo o Cepea, o Indicador CEPEA/IRGA-RS fechou em R$ 61,89 por saca de 50 kg em 19 de setembro, o menor valor desde junho de 2020.
Pesquisadores afirmam que a baixa liquidez pressiona as cotações. A queda na paridade de exportação, influenciada pela desvalorização do dólar frente ao real, também intensifica o movimento de baixa.
- Colheita e câmbio derrubam preços do trigo no Brasil
- Brasil lidera produção agrícola, mas depende de fertilizantes importados
Nos últimos dias, parte dos agentes deixou o mercado à espera de maior estabilidade. Os que permaneceram ativos realizaram negócios pontuais, sobretudo produtores que precisavam levantar recursos para custear a semeadura da safra 2025/26.
Desmotivados pelas quedas, produtores indicam que podem reduzir significativamente a área de arroz nesta temporada, aponta ainda o Cepea.