Resumo da notícia
- A Anvisa proibiu e determinou o recolhimento de 12 suplementos da Liv Health e Lirius por falhas nas boas práticas de fabricação e promessas terapêuticas não comprovadas em todo o Brasil.
- Produtos continham ingredientes não autorizados, como ora-pro-nóbis e pimenta caiena, e foram divulgados com benefícios sem comprovação científica, incluindo melhora de articulações, sistema cardiovascular e emagrecimento.
- A marca Natufab Produtos Naturais também foi proibida devido ao uso de ingredientes proibidos e promessas terapêuticas não aprovadas, afetando produtos direcionados a diabéticos e pessoas com colesterol elevado.
- O Doce de Amendoim com Creatina da Senhora Paçoca foi recolhido nacionalmente por falta de avaliação de segurança para creatina em alimentos convencionais, permitida apenas em suplementos para maiores de 19 anos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (18), a proibição e o recolhimento de 12 suplementos alimentares produzidos pela Liv Health Importação e Exportação Ltda. e distribuídos pela Lirius Suplementos Ltda. A medida indica que tais produtos não podem mais ser comercializados, distribuídos, fabricados, divulgados ou consumidos em todo o território nacional.
A decisão foi tomada após inspeção sanitária identificar sérias falhas nas boas práticas de fabricação e decretar a interdição total da indústria. A fiscalização também constatou divulgação irregular dos produtos, com promessas não comprovadas de benefícios terapêuticos, como redução da inflamação, melhora da saúde de articulações e do sistema cardiovascular, função cerebral e ocular, emagrecimento e regulação dos níveis de açúcar no sangue, entre outros.
Lista dos suplementos banidos pela Anvisa
- Mistura para Preparo de Alimentos à Base de Ora-Pro-Nóbis + Mix Vitamina e Minerais + Magnésio + Cúrcuma em pó (todos os lotes)
- Lirius Flora – Suplemento Alimentar Líquido (todos os lotes)
- Power Pulse em Pastilhas Mastigáveis (todos os lotes)
- Uro Redux em Cápsulas (todos os lotes)
- Renova Lirius Gold em Cápsulas (todos os lotes)
- Duo for Woman em Cápsulas (todos os lotes)
- Duo for Men em Cápsulas (todos os lotes)
- Carti Premium em Cápsulas (todos os lotes)
- Lirius Vital Corpus em Cápsulas (todos os lotes)
- Lirius Lumina em Cápsulas (todos os lotes)
- Action 300 em Cápsulas (todos os lotes)
- Lirius Ômega 3 em Cápsulas (todos os lotes)
Segundo a Anvisa, além das falhas sanitárias, os suplementos continham ingredientes não autorizados para essa categoria, como ora-pro-nóbis, berinjela, boldo, figo, carqueja, camomila, amaranto e pimenta caiena, entre outros.
- Preço da carne dispara e consumidor troca churrasco por peixe
- Cientistas denunciam: lobby da indústria impede controle de ultraprocessados
Natufab Produtos Naturais também está proibida
A fiscalização identificou irregularidades nos suplementos da marca Natufab Produtos Naturais, de origem desconhecida, determinando a proibição de comercialização, fabricação, distribuição, divulgação e consumo desses produtos. Entre os problemas estão o uso de ingredientes proibidos, como ora-pro-nóbis e maca peruana, além de promessas terapêuticas não aprovadas, voltadas inclusive para diabéticos e pessoas com colesterol e triglicerídeos elevados.
Doce de amendoim com creatina: recolhimento nacional
O Doce de Amendoim com Creatina da marca Senhora Paçoca também entrou na lista de produtos proibidos. A Anvisa determinou o recolhimento e suspensão da comercialização, alegando que não há avaliação de segurança para o uso de creatina em alimentos convencionais, liberando seu uso apenas em suplementos destinados à população adulta (a partir de 19 anos).