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    Bioamida: marca esportiva lança roupas com tecido de milho

    Material reduz 50% das emissões de carbono
    Henrique RodartePor Henrique Rodarte23/05/2025
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    O Brasil consolida-se como um grande mercado de moda esportiva e fitness. Em 2023, o país produziu 638,5 milhões de peças, faturando R$ 23,2 bilhões no período. Isso representa um aumento de 3,4%.

    Além disso, o segmento esportivo brasileiro movimentou R$ 16,3 bilhões no e-commerce no último ano, um aumento de 42,3% em relação a 2023, com itens de vestuário sendo responsáveis por 45% desse número

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    No entanto, a produção têxtil em larga escala gera impactos ambientais significativos, sendo responsável por 20% da contaminação da água potável no mundo. Para enfrentar esse desafio, a Speedo Multisport acaba de lançar uma linha de roupas sustentáveis feitas com Bioamida, um tecido derivado do milho que reduz 50% das emissões de carbono em comparação com poliamidas tradicionais.

    Bioamida: o tecido sustentável feito de milho

    A Bioamida é uma biomassa produzida a partir de milho geneticamente modificado, adaptado para uso industrial sem competir com a produção de alimentos. Além de ser ecológica, a tecnologia traz vantagens operacionais:

    • Tingimento mais rápido e em temperaturas mais baixas
    • Melhor absorção de corantes
    • Otimização no reúso de água nas fábricas

    Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport, afirma: “A moda sustentável deixou de ser tendência e virou obrigação. Precisamos adotar práticas que atendam às demandas dos consumidores sem prejudicar o meio ambiente. Tecidos como a Bioamida são fundamentais para reduzir nosso impacto.”

    Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport. Foto: Divulgação

    Além da sustentabilidade, as peças com Bioamida oferecem:

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    • Toque macio e alta respirabilidade
    • Baixa retenção de suor
    • Frescor contínuo durante exercícios intensos

    A nova linha, disponível para os públicos feminino e masculino, visa incentivar a prática esportiva no Brasil, onde 50% das mulheres e 44% dos homens ainda não se exercitam regularmente.

    Jalonetsky destaca: “O consumidor moderno busca estilo, performance e consciência ambiental. Com a Bioamida, queremos atrair novos públicos e fortalecer a fidelidade de quem já conhece a Speedo.”

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    Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

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