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    Brasil ao Pacífico: Ponte Bioceânica chega a 70% das obras

    Beto RibeiroPor Beto Ribeiro21/02/2025Atualizado:21/02/2025
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    Foto: Divulgação - Itaipu Binacional
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    A Ponte Bioceânica, um projeto que promete transformar a logística entre o Brasil e o Chile, está em fase avançada de construção. A obra, que conectará Mato Grosso do Sul aos portos do Chile no oceano Pacífico, passando pelo Chaco paraguaio e pela Argentina, foi tema do Seminário Internacional da Rota Bioceânica e o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande (MS).

    O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou que quase 70% da obra da ponte binacional entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Alto Paraguay) já está concluída. O Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai espera finalizar a travessia no primeiro trimestre de 2026.

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    A ponte terá uma extensão total de 1.294 metros, dividida em três partes: duas constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio e uma corresponderá à parte estaiada, com 632 metros, sendo que o vão central terá 350 metros.

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    Comércio e turismo

    Riedel enfatizou a importância desse projeto para a integração regional e o desenvolvimento econômico. “Estamos construindo não apenas uma ponte, mas uma nova via para o comércio e o turismo na nossa região”, afirmou. O governador também mencionou que a obra não só encurtará distâncias, mas criará novas oportunidades de negócios e investimentos.

    Foto: Divulgação – Itaipu Binacional

    Além disso, construção da ponte é vista como um passo crucial para facilitar o escoamento de mercadorias para os mercados asiáticos. O consórcio responsável pela obra, PYBRA, está utilizando tecnologia avançada para garantir segurança e eficiência. Com as estacas já alcançando mais de 65% de conclusão, a montagem do tabuleiro deve começar em breve.

    Foto: Divulgação – Mopc Paraguay

    Além dos benefícios logísticos, a Ponte Bioceânica deve atrair investimentos significativos para Mato Grosso do Sul. Riedel projetou que a infraestrutura em desenvolvimento pode impulsionar cerca de R$ 70 bilhões em novos investimentos para o estado nos próximos anos. “Estamos prontos para receber esses investimentos e transformar nosso estado em um hub logístico”, declarou.

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    Portanto, com a obra avançando e os acordos sendo firmados entre os países envolvidos, a Ponte Bioceânica se configura como um marco na infraestrutura sul-americana e um símbolo da colaboração entre Brasil e Paraguai. A conclusão desse projeto não apenas melhorará a conectividade regional, mas também abrirá novas possibilidades comerciais entre os países sul-americanos e além.

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    Chile Mato Grosso do Sul Paraguai ponte ponte bioceânica
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    Beto Ribeiro

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