Resumo da notícia
- A União Europeia reconheceu o Brasil como país livre de gripe aviária, permitindo a retomada das exportações de frango aos Estados-membros do bloco após suspensão em maio.
- Auditoria da UE comprovou a robustez do sistema sanitário brasileiro, e informações adicionais confirmaram a segurança para exportação.
- O ministro Carlos Fávaro defende avanços no comércio, incluindo retomada do pre-listing e fim do controle reforçado da UE para agilizar exportações.
- Na reunião, também foi solicitada auditoria europeia em frigoríficos de pescado para viabilizar a retomada das exportações do setor ao mercado europeu.
A União Europeia reconheceu nesta quinta-feira (4) o Brasil como país livre de gripe aviária, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A decisão permite a retomada das exportações de frango aos Estados-membros do bloco.
O anúncio ocorreu durante reunião virtual entre o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o ministro da Pesca, André de Paula, e o comissário europeu de Saúde e Bem-Estar Animal, Olivér Várhelyi. Fávaro lembrou que, em julho, já havia tratado do tema com Várhelyi após a suspensão imposta pela União Europeia em maio. Na época, havia um foco de influenza aviária de alta patogenicidade uma granja comercial brasileira.
- Recorde no Banho de Leite: vaca Holandesa chega a 96 litros
- Rizoctoniose na batata: como evitar perdas de até 30% na safra
O ministro destacou que uma auditoria realizada pela Direção-Geral de Saúde e Segurança Alimentar da União Europeia, em abril, já havia comprovado a robustez e transparência do sistema sanitário brasileiro.
Segundo Várhelyi, as informações adicionais enviadas pelo Ministério da Agricultura confirmaram a segurança do país. Ele afirmou que a decisão permitirá o levantamento gradual das restrições e a reabilitação progressiva das áreas exportadoras.
Novos avanços
Após o anúncio, Fávaro pediu novos avanços no comércio. Ele defendeu a retomada do pre-listing, que dispensa auditorias adicionais, e o fim do controle reforçado aplicado pela União Europeia. “O próximo passo é garantir medidas que tornem o comércio mais ágil e eficiente”, disse Fávaro.
O comissário europeu garantiu que o tema será prioridade e que o resultado da votação poderá sair em algumas semanas. Na mesma reunião, o ministro da Pesca solicitou o envio de uma auditoria europeia para vistoriar frigoríficos de pescado no Brasil. O objetivo é viabilizar a retomada das exportações do setor ao mercado europeu.