A BRF, dona das marcas Sadia, Perdigão, Qualy e Banvit, encerrou o primeiro semestre de 2025 com o melhor desempenho de sua história. O EBITDA chegou a R$ 5,3 bilhões, alta de 11% sobre 2024, enquanto o lucro líquido somou R$ 1,9 bilhão, avanço de 14% em relação ao mesmo período do ano passado.

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No segundo trimestre, a empresa apresentou receita líquida de R$ 15,4 bilhões, aumento de 3% frente a 2024. Além disso, o EBITDA ajustado foi de R$ 2,5 bilhões e o lucro líquido alcançou R$ 735 milhões. O fluxo de caixa livre ficou em R$ 842 milhões, e a alavancagem caiu para 0,43 vezes, o menor índice já registrado pela companhia.

Segundo o CEO Miguel Gularte, a performance traduz a consistência da estratégia. “Os números evidenciam a capacidade de reação e resiliência da empresa. Nosso foco em eficiência nos permitiu alcançar resultados consistentes, mesmo em um cenário adverso como o que se apresentou no trimestre, marcado por restrições nas exportações de frango”, afirmou.

Brasil: processados lideram avanço

No mercado interno, a BRF mostrou vigor. O volume cresceu 6%, com destaque para o segmento de processados, que alcançou o maior patamar já vendido em um segundo trimestre. Como resultado, a receita líquida no Brasil chegou a R$ 8,1 bilhões, impulsionando um EBITDA de R$ 1,3 bilhão e margem de 16,4%.

Esse avanço foi possível graças à execução da estratégia comercial, que incluiu maior capilaridade e aumento da base de clientes, agora superior a 330 mil pontos de venda. Ao mesmo tempo, a companhia manteve os serviços logísticos em alto nível, consolidando ganhos de eficiência.

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O portfólio também ganhou novidades. A Sadia lançou a Salsicha Pop Dog, feita com carne bovina, enquanto a Perdigão entrou na categoria de lanches prontos. Além disso, a companhia expandiu a linha de hambúrgueres em parceria com Bassi e Montana, alavancando as vendas por meio da força de distribuição.

Mercado internacional: preço e diversificação

No exterior, a estratégia de diversificação geográfica permitiu à BRF manter preços competitivos mesmo em um ambiente desafiador. O EBITDA ajustado alcançou R$ 1,2 bilhão, com margem de 17,3%. Nesse intervalo, a empresa recebeu 11 novas habilitações de exportação, incluindo Argentina e Canadá, somando 198 desde 2022.

No mercado Halal, a companhia obteve ganhos relevantes. O market share em processados avançou 1,4 ponto percentual nos países do Golfo, enquanto a estreia na Arábia Saudita ocorreu com o lançamento da Sadia Fresh, em parceria com a Addoha Poultry Company.

“O endividamento regrediu para 4,7 bilhões, a alavancagem fechou o semestre em 0,43x, menor nível histórico e a geração de caixa livre segue suportando nossos planos de crescimento global de forma sustentável”, disse o vice-presidente de Finanças e RI, Fábio Mariano.

Sustentabilidade e gestão de pessoas

Além dos números, a BRF reforçou compromissos de longo prazo. A companhia foi reconhecida pelo CDP na “A List 2024”, devido às práticas de gestão de emissões de gases de efeito estufa.

O Instituto BRF lançou a campanha Educação para o Futuro, que beneficiou mais de 5 mil pessoas com revitalização de espaços educativos e programas para jovens sobre mercado de trabalho.

No campo da gestão de pessoas, a empresa valorizou talentos internos. Nos últimos 12 meses, 70% das posições de liderança foram ocupadas por colaboradores, reforçando o compromisso com a formação e retenção de profissionais.

“Os ótimos resultados destes primeiros seis meses do ano demonstram nossa trajetória consistente de eficiência e de geração de valor com foco no longo prazo. Continuaremos norteados pela busca da excelência operacional, além de seguimos firmes e otimistas na jornada de crescimento sustentável da Companhia, tendo como base nosso compromisso com a qualidade, a segurança e a integridade em tudo o que fazemos”, concluiu Miguel Gularte.