Resumo da notícia
- Uma banana Cavendish geneticamente modificada, chamada QCAV-4, resiste ao fungo Fusarium oxysporum TR4 e é a primeira transgênica aprovada para cultivo comercial no mundo, cultivada há mais de sete anos na Austrália.
- Pesquisadores da Universidade Tecnológica de Queensland inseriram um gene de resistência do bananal silvestre que ativa defesas semelhantes ao sistema imunológico, impedindo a propagação do fungo em solos contaminados.
- Testes na Darwin Fruit Farms comprovaram que a QCAV-4 mantém o sabor e aparência das bananas tradicionais, mas quase metade dos australianos ainda desconfia dos alimentos transgênicos, segundo pesquisas da FSANZ.
- Ensaios em Queensland e nas Filipinas ampliam a produção experimental; caso aprovados, a QCAV-4 pode garantir a segurança da produção mundial de bananas e marcar avanço na biotecnologia agrícola.
Uma variedade inédita de banana Cavendish, geneticamente modificada para resistir ao fungo Fusarium oxysporum TR4, cresce há mais de sete anos em solo contaminado no Território do Norte, Austrália. Chamada de QCAV-4, ela é a primeira banana transgênica aprovada para cultivo comercial no mundo, segundo a Australian Broadcasting Corporation (25/10/2025).
Pesquisadores da Universidade Tecnológica de Queensland (QUT) inseriram um gene de resistência do bananal silvestre Musa acuminata ssp. malaccensis, que ativa mecanismos de defesa semelhantes ao sistema imunológico dos mamíferos. Essa inovação impede a propagação do fungo, mantendo a planta saudável em solos onde as bananas convencionais sucumbem em poucos meses.
O cultivo experimental, realizado na Darwin Fruit Farms, em Humpty Doo, comprovou que a QCAV-4 mantém o sabor e aparência das bananas Cavendish tradicionais. No entanto, a novidade enfrenta resistência. Pesquisas da Food Standards Australia e Nova Zelândia (FSANZ) mostram que quase metade dos australianos ainda desconfia dos alimentos transgênicos.
- Operação apreende mais de 5 toneladas de pescados irregulares
- Tecnologia impulsiona produção de lúpulo no Brasil
Ensaios na região norte de Queensland e nas Filipinas, um dos maiores polos produtores globais, já testam a banana resistente em escala maior. Se os resultados forem positivos, a QCAV-4 promete garantir a segurança da produção mundial de bananas — além de inaugurar uma nova fase na biotecnologia agrícola.