Close Menu
Agro em Campo
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agro em Campo
    • Notícias
    • Sustentabilidade
    • Agricultura
    • Pecuária
    • Opinião
    Agro em Campo
    Home » Conheça o potencial para a pecuária no Acre
    Notícias

    Conheça o potencial para a pecuária no Acre

    Criação de bezerros no Acre exige modernização para garantir sustentabilidade e competitividade
    Henrique RodartePor Henrique Rodarte27/06/2025Atualizado:27/06/2025
    Facebook Twitter WhatsApp
    Foto: Vítor Macedo/Embrapa
    Facebook Twitter WhatsApp

    A pecuária de cria no Acre, base da economia rural do estado, enfrenta desafios para se modernizar e alcançar maior sustentabilidade. Diagnóstico realizado pela Embrapa Acre em 246 fazendas revelou que 82% dos produtores são de base familiar e 71% ainda utilizam métodos tradicionais, com baixa adoção de tecnologias. A falta de infraestrutura adequada é apontada como um dos principais entraves para a modernização dos sistemas de produção.

    O estudo identificou que 75,4% das propriedades apresentam pastagens de boa qualidade, reflexo do investimento em reforma com gramíneas adaptadas à região. O uso dessas tecnologias contribui para pastagens mais produtivas e duradouras, reduzindo custos de renovação. Além de evitar a abertura de novas áreas, o que favorece a sustentabilidade ambiental.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    Importância econômica da pecuária de cria

    A pecuária de corte responde por 60% do valor bruto da produção agropecuária do Acre, sendo a criação de bezerros fundamental para a produção de carne de qualidade. Mais de 10 mil produtores dependem da atividade, fornecendo bezerros para propriedades de recria e engorda em diferentes regiões do país. O levantamento da Embrapa traçou um panorama detalhado do setor, apontando pontos fortes, gargalos tecnológicos e demandas por políticas públicas.

    Leia Também:

    Preços do boi gordo: o impacto nas exportações e pastagens

    Fóssil de tartaruga gigante é descoberto no Acre

    Nutrigenômica ganha destaque na criação de potros campeões

    Mais de 80% dos criadores de bezerros no Acre são pequenos produtores com baixa adoção tecnológica. Foto: Carlos Maurício Andrade/Embrapa

    Apesar da existência de tecnologias acessíveis, a pecuária de cria no Acre apresenta baixo índice de inovação, especialmente entre pequenos produtores. A falta de informação sobre técnicas como consórcio de gramíneas com leguminosas, controle de plantas daninhas e plantio direto de forrageiras limita a produtividade. O amendoim forrageiro, por exemplo, está presente em apenas 6% das fazendas, apesar de seu potencial para intensificar a produção de pastagens.

    Internet como aliada da modernização

    O acesso à internet já é realidade em 71% das propriedades, o que pode facilitar a disseminação de informações e tecnologias. Especialistas sugerem a criação de redes locais de troca de conhecimento e o incentivo ao uso de tecnologias de entrada, como calendário reprodutivo, manejo de pastagens e vermifugação estratégica, que exigem baixo investimento e têm impacto direto na produtividade.

    O Acre possui o menor índice de degradação de pastagens da região Norte. Apenas 24,6% das áreas avaliadas necessitam de renovação, e 73% das propriedades investem na diversificação de gramíneas adaptadas ao clima local, como a Brachiaria brizantha cultivar Xaraés. Os produtores já utilizam critérios técnicos para identificar sinais de degradação, reflexo do impacto positivo das pesquisas científicas na região.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    A taxa média de lotação nas fazendas de cria é 27,7% superior à média estadual, indicando excesso de animais por hectare. O superpastejo compromete a qualidade das pastagens e o desempenho do rebanho. E evidencia a necessidade de capacitação dos produtores para o manejo adequado da lotação animal e gestão das pastagens.

    Limitações de mercado e políticas públicas

    Apesar de produzir o bezerro mais barato do Brasil, a predominância de pequenos produtores dificulta a comercialização direta e reduz a remuneração, pois a maioria vende para atravessadores. O estudo destaca a necessidade de políticas públicas para facilitar o acesso ao crédito rural, assistência técnica e tecnologias como o plantio direto de forrageiras, além de incentivar programas de melhoramento genético, como o Progenética, para elevar a qualidade do rebanho.

    Especialistas defendem que a modernização da pecuária de cria no Acre deve ser progressiva e adaptada ao perfil socioeconômico dos produtores familiares. Investimentos em capacitação, manutenção de estradas, acesso ao crédito e assistência técnica são fundamentais para elevar o padrão tecnológico das propriedades, garantindo sustentabilidade, competitividade e geração de renda no campo.

    Leia mais:
    + Agro em Campo: Agritechnica 2025: conheça a maior feira mundial de máquinas agrícolas 

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
    + Agro em Campo: Conheça dicas para fazer uma trilha de forma segura
    Acre criação de bezerros melhoramento genético bovino mercado de bezerros modernização da pecuária pastagens no Acre pecuária sustentabilidade na pecuária.
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
    AnteriorVeja dicas para fazer uma trilha de forma segura
    Próximo Saiba os benefícios da laranja no inverno; preço caiu 12%
    Henrique Rodarte
    • Website
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • LinkedIn

    Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

    Conteúdo Relacionado

    Frigoríficos reavaliam exportações após tarifa dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos de MS paralisam produção de carne para os EUA após tarifaço de Trump

    15/07/2025

    Drones Agrícolas: saiba como ganhar até R$ 400 por hectare

    15/07/2025

    Empresários americanos e brasileiros se unem contra taxa de 50%

    15/07/2025

    Hilux, Ranger e S10: as picapes “queridinhas” do agro

    15/07/2025

    Uso de herbicidas no Brasil sobe 128% em uma década

    15/07/2025
    Comentar
    Leave A Reply Cancel Reply

    Em alta

    O que é o Dia do Pecuarista e por que ele importa ao Brasil

    Ariranha: o predador dos rios da América do Sul

    Documentário sobre o Pantanal é indicado ao Oscar Verde

    Oferta maior derruba preço da batata nos atacados

    Menos vacas, mais leite: produção cresce 3 vezes no Brasil

    Como proteger sua criação doméstica contra a gripe aviária

    Agro em Campo
    Agro em Campo

    Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

    Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

    Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

    Últimas Publicações

    Frigoríficos reavaliam exportações após tarifa dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos de MS paralisam produção de carne para os EUA após tarifaço de Trump

    15/07/2025

    Drones Agrícolas: saiba como ganhar até R$ 400 por hectare

    15/07/2025
    © 2025 AGRO EM CAMPO

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar.