O Dia das Mães, celebrado em 11 de maio de 2025, é a principal data para o setor de flores e plantas no Brasil, representando 16% do volume anual de vendas. De acordo com o Ibraflor, o segmento deve registrar um crescimento de 8% a 10% em comparação a 2024. No Ceaflor, muitos produtores ampliaram a oferta em 15% a 20% para suprir a demanda, demonstrando otimismo com a data.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As rosas e orquídeas continuam sendo as flores mais procuradas no Dia das Mães. No entanto, o clima quente no início do ano prejudicou a produção de orquídeas, resultando em uma queda de 10% na oferta e um aumento de 30% nos preços.

Localizado em Holambra, o Ceaflor é um dos maiores e mais completos mercados de flores da região. Foto: Divulgação Ceaflor

“Estamos vendendo tudo o que temos disponível, mas poderíamos ter comercializado muito mais”, lamenta Paulo Masato Fujiwara, da Flora Fuji.

Apesar disso, os consumidores encontram diversas opções, como:

  •  Flores de corte: alstromérias, rosas e gérberas
  •  Flores em vaso: violetas, begônias, kalanchoes e suculentas

Produtores investem em variedade e logística para impulsionar vendas

A Flor Fácil, comerciante de flores de corte no Ceaflor, projeta um aumento de 20% nas vendas em relação a 2024. Para facilitar a logística, a empresa criou o projeto “Pronto para você”, que oferece buquês e arranjos pré-montados para floriculturas e gardens centers.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Não faltam opções de flores de corte e em vaso para celebrar a data. Foto: Divulgação Ceaflor

“O Dia da Mulher foi excelente e, seguindo o ritmo do setor, o Dia das Mães também promete grandes resultados”, afirma Daniel Silva, da Flor Fácil.

Violetas e suculentas ganham destaque

O produtor Edson Vital, da Vital Flores e Plantas, ampliou sua produção em 20%, mas já tem praticamente tudo comercializado. “Mesmo com a produção ampliada, conseguiremos atender apenas 70% dos clientes. Felizmente, o clima colaborou, e as flores estão lindas”, explica.

Principal data do segmento de flores e plantas no Brasil deve registrar volume de vendas entre 8% e 10% maior que no ano passado. Foto: Divulgação Ceaflor

Amantiquira Plantas Ornamentais preparou 300 mil suculentas, um aumento de 15% em relação a 2024. “Nossa capacidade total é de 400 mil unidades, então ainda temos espaço para crescer”, destaca Tamara Cristina Baitelo, da Amantiquira.

Assim, apesar dos desafios climáticos, o setor se mostra otimista, com produção ampliada e diversidade de produtos. O Ceaflor garante uma ampla variedade de flores e acessórios, atendendo desde presentes acessíveis até arranjos premium para homenagear as mães em 2025.

Leia mais:

+ Agro em Campo: Agrishow 2025 movimenta R$ 14,6 bilhões em negócios

+ Agro em Campo: Mandioca gigante de 2,8 metros surpreende agricultores