Close Menu
Agro em Campo
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agro em Campo
    • Notícias
    • Sustentabilidade
    • Agricultura
    • Pecuária
    • Opinião
    Agro em Campo
    Home » Embalagens tecnológicas para carnes ainda são pouco usadas
    Notícias

    Embalagens tecnológicas para carnes ainda são pouco usadas

    Luna AmaroPor Luna Amaro08/02/2025
    Facebook Twitter WhatsApp
    Embalagens tecnológicas para carnes ainda são pouco usadas em açougues. Fique por dentro do levantamento da Embrapa Pecuária Sudeste.
    Foto: Divulgação Embrapa - Carne com revestimento comestível / Vanessa Cristina Francisco
    Facebook Twitter WhatsApp

    Pesquisadores da Embrapa desenvolvem embalagens inovadoras, como revestimentos comestíveis, para aumentar a vida útil da carne, reduzir perdas e tornar o setor mais sustentável. Apesar da variedade de opções disponíveis no mercado, a adoção dessas tecnologias ainda é baixa entre açougues e casas de carne.

    Um estudo da Embrapa Pecuária Sudeste revelou uma distância entre as inovações em embalagens e o que os comerciantes realmente utilizam. A pesquisa apontou a falta de conhecimento, a resistência de alguns empresários e a necessidade de investimentos como barreiras para a adoção das novas tecnologias.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    Levantamento do uso

    A pesquisa analisou estabelecimentos em São Carlos (SP) para mapear o uso de embalagens e revestimentos comestíveis em carnes in natura e derivados. O estudo constatou que, apesar da crescente demanda dos consumidores por conveniência, segurança alimentar e sustentabilidade, os açougues ainda utilizam principalmente métodos tradicionais, como sacos plásticos e bandejas de poliestireno com filme plástico.

    Leia Também:

    Mão de obra e insumos lideram custos na produção de morango

    Governador sugere boicote ao Carrefour e Atacadão

    Picanha sem imposto, entenda o impacto da reforma tributária na carne

    Os pesquisadores consultaram 24 varejistas, sendo 62,5% açougues e casas de carne e 37,5% açougues em supermercados. Os estabelecimentos tinham entre 1,5 e 40 anos de funcionamento, e 45,8% eram microempresas.

    Os sacos plásticos de bobina são usados por 87,5% dos estabelecimentos, seguidos por embalagens descartáveis tipo skin (79,2%) e bandejas de poliestireno com filme plástico (66,7%). As casas de carne utilizam mais embalagens avançadas, como as termoencolhíveis e a vácuo, em comparação com os açougues de supermercados. Nenhum comerciante mencionou o uso de embalagens de atmosfera modificada, sachês absorventes de oxigênio ou opções mais modernas e práticas.

    A pesquisadora Claudia De Mori destaca que as embalagens descartáveis ganharam popularidade, mas tecnologias mais avançadas, como atmosfera modificada e embalagens inteligentes, ainda são pouco exploradas. “Enquanto outros países abandonam as bandejas de isopor, no Brasil essas inovações praticamente não chegam aos açougues”, afirma.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    Investimento

    O estudo mostrou que o investimento em novas embalagens depende do tipo de produto, do perfil do consumidor e da estratégia do negócio. O armazenamento a vácuo, por exemplo, se popularizou por aumentar a durabilidade da carne e atender à demanda por porções individuais.

    Para Claudia De Mori e Renata Nassu, que lideraram a pesquisa, o desconhecimento sobre revestimentos comestíveis é um dos principais desafios. “A maioria dos comerciantes nunca ouviu falar dessa tecnologia e não sabe como aplicá-la”, explica Claudia. Segundo ela, o problema não se limita aos consumidores, mas também atinge os empresários, o que reforça a necessidade de campanhas de conscientização.

    Nos últimos três anos, apenas 37,5% dos entrevistados adotaram alguma inovação em embalagens. As mais comuns foram as resistentes ao calor, como bandejas de poliestireno e embalagens a vácuo.

    Os pesquisadores defendem medidas mais eficazes para incentivar o uso de embalagens sustentáveis no Brasil. Divulgações digitais, eventos e treinamentos são estratégias que podem ajudar a disseminar essas tecnologias.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    Leia mais:
    + Agro em Campo: Empresas brasileiras participam da maior feira de orgânicos da Europa

    Tipos de embalagens usadas em carnes e derivados

    • Embalagens a vácuo e skin: presentes em 79,2% dos estabelecimentos, aumentam a durabilidade da carne e agregam valor ao produto.
    • Embalagens em atmosfera modificada: grandes redes de varejo já utilizaram essa tecnologia, que conserva a carne fresca com gases como oxigênio, nitrogênio e gás carbônico. No entanto, os estabelecimentos pesquisados não adotaram essa opção.
    • Embalagens ativas: incorporam elementos antimicrobianos ou antioxidantes para prolongar a qualidade da carne, mas os comerciantes entrevistados não utilizam essa tecnologia.
    • Embalagens inteligentes: usam etiquetas e sensores para monitorar informações como tempo, temperatura e frescor da carne.
    • Revestimentos comestíveis: opção sustentável que preserva o produto, mas ainda não é usada pelos estabelecimentos pesquisados.
    carne embalagens Embrapa Pecuária Sudeste
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
    AnteriorEmpresas brasileiras participam da maior feira de orgânicos da Europa
    Próximo Show Rural Coopavel começa amanhã com foco em inovação e sustentabilidade
    Luna Amaro

    Conteúdo Relacionado

    Frigoríficos reavaliam exportações após tarifa dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos de MS paralisam produção de carne para os EUA após tarifaço de Trump

    15/07/2025

    Drones Agrícolas: saiba como ganhar até R$ 400 por hectare

    15/07/2025

    Empresários americanos e brasileiros se unem contra taxa de 50%

    15/07/2025

    Hilux, Ranger e S10: as picapes “queridinhas” do agro

    15/07/2025

    Uso de herbicidas no Brasil sobe 128% em uma década

    15/07/2025
    Comentar
    Leave A Reply Cancel Reply

    Em alta

    O que é o Dia do Pecuarista e por que ele importa ao Brasil

    Ariranha: o predador dos rios da América do Sul

    Documentário sobre o Pantanal é indicado ao Oscar Verde

    Oferta maior derruba preço da batata nos atacados

    Menos vacas, mais leite: produção cresce 3 vezes no Brasil

    Como proteger sua criação doméstica contra a gripe aviária

    Agro em Campo
    Agro em Campo

    Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

    Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

    Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

    Últimas Publicações

    Frigoríficos reavaliam exportações após tarifa dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos de MS paralisam produção de carne para os EUA após tarifaço de Trump

    15/07/2025

    Drones Agrícolas: saiba como ganhar até R$ 400 por hectare

    15/07/2025
    © 2025 AGRO EM CAMPO

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar.