Uma equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) da Massambaba realizou, nesta semana, o resgate de uma jiboia encontrada em uma obra de construção civil na região. O animal foi localizado por trabalhadores durante a execução dos serviços e imediatamente a equipe ambiental foi acionada.
Ver essa foto no Instagram
Os agentes ambientais chegaram ao local rapidamente, realizaram o manejo seguro da serpente e garantiram que a jiboia não sofresse ferimentos.
A APA da Massambaba reforça a importância de acionar equipes especializadas ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas ou de construção. E assim, evitar riscos tanto para as pessoas quanto para a fauna local. O órgão ambiental orienta que, em situações semelhantes, a população deve entrar em contato com a administração da APA ou com os canais oficiais de meio ambiente do município.
A jiboia (Boa constrictor) é uma espécie nativa da região, não peçonhenta. Ela desempenha papel fundamental no equilíbrio ecológico, controlando populações de pequenos mamíferos e aves.
APA da Massambaba
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Massambaba é uma unidade de conservação estadual. Ela está localizada na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. E abrange os municípios de Araruama, Arraial do Cabo e Saquarema. Criada pelo Decreto Estadual nº 9.529 em 15 de dezembro de 1986 e com limites posteriormente ajustados pela Lei Estadual nº 6.128 de 2011, a APA da Massambaba possui uma área de aproximadamente 9.133 hectares.
O principal objetivo da APA da Massambaba é proteger um dos últimos grandes remanescentes de restingas, lagoas costeiras e brejos da região, ecossistemas fundamentais para a manutenção da biodiversidade local. A unidade abriga inúmeras espécies de aves migratórias, espécies vegetais endêmicas e sítios arqueológicos de grande valor científico. Além disso, a APA é responsável pela preservação de extensas dunas cobertas por vegetação nativa. Elas desempenham papel importante na proteção ambiental e paisagística da região.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Abelhas solitárias: projeto protege polinizadoras essenciais para a biodiversidade
+ Agro em Campo: Cachaça orgânica mineira conquista medalha de ouro na França