Foto: divulgação - Abramilho / Portos do Paraná / Cláudio Neves

A Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho) participa, nesta quinta-feira (14), do seminário internacional “Grain Talks Brasil – Japão”. O evento será no Pavilhão do Brasil na EXPO OSAKA 2025, em Osaka, Japão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O presidente da Abramilho, Paulo Bertolini, representará a entidade e será palestrante no painel “As cadeias produtivas de grãos no Brasil – Eficiência e sustentabilidade”. Ele abordará dados atualizados da produção de grãos no país e a demanda crescente do Japão por milho e soja.

O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA) e o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF) promovem o seminário. A transmissão também ocorrerá online pela plataforma Microsoft Teams, ampliando o alcance do conteúdo.

Você também pode gostar:
+ Agro em Campo: Exportação de café do Brasil soma 2,7 milhões de sacas em julho
+ Agro em Campo: Agro quer ser parte da solução na COP30, afirma Abag

Brasil e Japão

Segundo o MAPA, o Brasil é um fornecedor estratégico e confiável de soja e milho para o Japão. Em 2023, as exportações agropecuárias brasileiras para o país asiático somaram US$ 4,1 bilhões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A pauta de exportações é concentrada em cinco produtos, que responderam por 70% do total enviado. O milho representou 35% das vendas, seguido por carne de frango in natura (23%), café verde (10%), soja em grãos (8,3%) e farelo de soja (6%).

Além da Abramilho, participam do seminário a Aprosoja, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a União Nacional do Etanol de Milho (UNEM). Representantes de multinacionais japonesas como Mitsubishi, Toyota e Marubeni também marcarão presença, reforçando a cooperação no escoamento da produção agrícola brasileira.