Evento reúne 70 expositores, espaço MEI da ACIC, feirão de empregos e Sebrae Móvel
Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo

O 3º Festival Campinas Rural foi oficialmente aberto na manhã desta quinta-feira (4) transformando o centro da cidade em vitrine do campo e palco de oportunidades para empreendedores. No Largo do Rosário e na Praça Guilherme de Almeida, mais de 70 produtores apresentam frutas, hortaliças, flores, bebidas artesanais e outros produtos típicos da região, ao lado de serviços como feirão de empregos, capacitações e orientações para microempreendedores individuais (MEIs). A programação segue até sábado (6), das 10h às 19h, com entrada gratuita.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Participaram da cerimônia de abertura: o prefeito Dário Saadi, representantes do legislativo, a secretária de Desenvolvimento Econômico ,Tecnologia e Inovação de Campinas e vice-presidente da Acic, Adriana Flosi, a presidente da ACIC Nina Bertelli, além de representantes do Sebrae, Sindicato Rural de Campinas, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Caixa Econômica Federal, entre outros parceiros e apoiadores.

Marcos Landell, Diretor-geral do IAC – Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo

“Campinas é o berço da revolução do agro brasileiro, que nasceu no IAC e projetou o país como referência mundial em produtividade. Hoje, cerca de 30% do território do município é rural, o que mostra a força desse setor na nossa economia. Precisamos valorizar nosso passado e apoiar os novos produtores”, afirmou o prefeito.

Dário Saadi, prefeito de Campinas – Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo

Espaço MEI atrai empreendedores em busca de formalização

O Espaço MEI está instalado na área “Da Roça ao Negócio”. Equipes da ACIC oferecem gratuitamente serviços de abertura e regularização de microempreendedores, emissão de notas fiscais, gestão financeira, geração de boletos, certificação digital e até encaminhamentos para crédito junto ao Banco do Povo.

Espaço MEI está localizado no Palácio da Cidade – Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo

Segundo o economista da ACIC, Mario Eduardo Campos, a expectativa é que a procura seja alta por quem deseja sair da informalidade. “As vantagens em se tornar MEI são poder emitir nota fiscal, contratar até um funcionário, abrir conta em banco e acessar crédito em melhores condições. Orientamos desde a formalização até a renegociação de dívidas”, explicou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Campos lembra que o MEI pode faturar até R$ 81 mil ao ano. “Esse acompanhamento é essencial para evitar que o empreendedor seja desenquadrado. Nosso objetivo é que ele esteja seguro para desenvolver sua atividade dentro da formalidade”, disse.

Mario Eduardo Campos, economista da ACIC – Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo

De acordo com dados da Receita Federal, a Região Metropolitana de Campinas soma 335.839 inscritos no Portal do Empreendedor, sendo 128 mil apenas na cidade. “O crescimento reflete a busca de muitos trabalhadores que, após a pandemia, encontraram no empreendedorismo uma alternativa de renda”, completou.

Sebrae Móvel e agentes de inovação

Outra atração é o Sebrae Móvel, que atende pela primeira vez uma cidade do interior com foco voltado ao agro, mas aberto a todo público. No veículo, os visitantes recebem orientação sobre gestão, marketing e acesso a linhas de crédito.

Sebrae Móvel – Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo

Além disso, nesta sexta (5), agentes de inovação do Sebrae orientarão produtores sobre como ampliar a gestão, a produtividade e o faturamento por meio do programa ALI Rural, que leva técnicos diretamente às propriedades para oferecer acompanhamento gratuito. “O produtor sabe trabalhar da porteira para dentro. Nós queremos apoiá-lo a vender melhor, a trabalhar da porteira para fora”, destacou o gerente regional, Nilcio Freitas.

Produção rural e cultura no coração da cidade

Para Adriana Flosi, a feira consolida o protagonismo rural de Campinas. “Temos aproximadamente 70 expositores, o que demonstra o potencial. É a oportunidade de qualquer produtor rural se tornar empreendedor, formalizar seu negócio e se aproximar da cidade”, afirmou.

Adriana Flosi, vice-presidente da ACIC Campinas e secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas – Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo

Além da comercialização, o público encontra praça de alimentação, workshops, minicursos e shows sertanejos diários. Um dos pontos altos será o concurso “1ª Violeira Chitãozinho & Xororó”, voltado a revelar novos talentos regionais. Também haverá a escolha da rainha e do embaixador dos territórios rurais de Campinas.

O Festival Campinas Rural é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a ACIC, Sebrae, Senar, Sindicato Rural e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e do Agronegócio.

Serviço
3º Festival Campinas Rural
Local: Largo do Rosário e Praça Guilherme de Almeida, Centro de Campinas
Data: De 4 a 6 de setembro
Horário: das 10h às 19h
Entrada gratuita