Cento e quarenta mulheres do agro se reuniram em Porto Alegre para debater protagonismo e liderança feminina no campo. O encontro aconteceu durante o 2º Fórum de Lideranças Femininas da Farsul.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do evento, realizado na sede da Farsul, no Rio Grande do Sul. Mulheres de diferentes regiões do estado participaram dos debates, trocaram experiências e fortaleceram a rede de apoio entre produtoras.
A vice-presidente da Comissão Nacional de Mulheres da CNA, Simone de Paula, foi uma das painelistas.
Ela destacou o alto nível das discussões e a diversidade das participantes. “O evento contou com painéis de alto nível, representações de diferentes setores do agro e instituições”, afirmou Simone. Segundo ela, as mulheres demonstraram engajamento, protagonismo e forte atuação nos sindicatos rurais. “Isso reflete a força das produtoras rurais do Rio Grande do Sul”, completou.
Valorização e união das mulheres
Os painéis abordaram temas como liderança feminina, construção de legado, sustentabilidade e crédito de carbono. As falas reforçaram a importância da valorização e união das mulheres do agro.
A assessora técnica de sustentabilidade da CNA, Amanda Roza, também participou do evento. Ela integrou o painel “Meio Ambiente e os desafios frente à produção sustentável – Crédito de Carbono”.
Na véspera do fórum, a Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA reuniu-se com lideranças estaduais da Farsul.Durante a reunião, o grupo discutiu ações integradas para fortalecer a presença feminina no setor agropecuário.
Rodrigo Rizzo, assessor da presidência da Farsul, também participou da reunião. Ele apresentou o processo de criação da Comissão Estadual das Mulheres e os principais desafios enfrentados no estado.
O grupo ainda sugeriu novas iniciativas para ampliar o engajamento feminino no sistema sindical rural. Em geral, a proposta é aumentar a representatividade das mulheres e consolidar sua liderança no campo.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Simpósio debate qualidade na armazenagem de grãos em MS
+ Agro em Campo: Governo autoriza prorrogação de dívidas rurais com subsídio