Resumo da notícia
- Os preços dos ovos subiram até 7% na última semana devido a vendas aquecidas, estoques equilibrados e oferta menor, segundo o Cepea. O frio e o descarte de poedeiras antigas reduziram a produção em várias regiões.
- A produção de ovos no segundo trimestre de 2025 alcançou 1,22 bilhão de dúzias, 4% maior que em 2024 e 1,6% acima do primeiro trimestre, segundo dados preliminares do IBGE.
- A carne de frango também está valorizada, impulsionada pela demanda interna, exportações e eventos como Dia dos Pais e pagamento de salários, que aumentaram o consumo no mercado brasileiro.
- A recuperação do status de livre da Influenza Aviária contribuiu para a alta dos preços do frango vivo no mercado doméstico, beneficiando produtores e o setor avícola.
Resumo gerado pela redação.
Os preços dos ovos subiram até 7% na última semana, segundo o Cepea. A alta ocorreu com vendas aquecidas e estoques equilibrados. O Centro de Pesquisas acompanhou diversas praças e constatou aumentos expressivos. Em geral, a oferta menor também contribuiu para esse cenário.
Impacto do frio na produção de ovos
Pesquisadores explicam que as baixas temperaturas reduziram a produção de ovos em várias regiões. Além disso, produtores descartaram poedeiras mais velhas no último mês. Dados preliminares do IBGE mostram produção de 1,22 bilhão de dúzias no segundo trimestre de 2025. Esse volume é 4% maior que em 2024 e 1,6% acima do primeiro trimestre deste ano.
Você também pode gostar:
+ Agro em Campo: Frio avança e aumenta risco de geadas no Sul
+ Agro em Campo: Conheça a Capital Nacional da Cenoura
Carne de frango
A carne de frango também segue valorizada no mercado interno. O Cepea aponta que a demanda interna e as exportações impulsionam os preços.
No Brasil, o Dia dos Pais e o pagamento de salários aumentaram o consumo de frango. Portanto, esse movimento ajudou a sustentar as cotações. Desde que o país recuperou o status de livre da Influenza Aviária, o frango vivo registra alta de preços no mercado doméstico.