Foto: Divulgação - Sec. de Agricultura de Goiás - Wenderson Araujo - CNA

A banana-da-terra, símbolo da culinária mato-grossense, ganhou uma rota exclusiva para estimular sua produção no estado de Mato Grosso. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou, nesta sexta-feira (13), o projeto “Rota da Banana: Sustentabilidade na Bananicultura em Mato Grosso”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A iniciativa recebeu investimento de R$ 1,3 milhão e será executada pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Lírios. O lançamento ocorreu no cinturão verde Facão, no município de Cáceres, região Oeste do estado.

Rota da Banana

A Rota da Banana vai integrar 24 municípios, conectando produtores à agroindústria, ao mercado consumidor e ao varejo regional. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da fruta com capacitação técnica, inclusão produtiva e soluções logísticas. “Estamos ligando quem produz a quem consome, superando gargalos logísticos e ampliando a renda no campo”, afirmou o ministro Carlos Fávaro. Segundo o ministro, um hectare plantado com banana pode gerar até R$ 120 mil de renda bruta por ano.

Agricultura familiar

Com a nova rota, o projeto busca ampliar esse potencial e multiplicar os ganhos para os agricultores familiares. A coordenadora do projeto, Maria Fernanda Figueiredo, destacou o apoio direto à produção de alimentos saudáveis no campo. “O governo demonstra sensibilidade com o agricultor familiar, garantindo benefícios para quem colhe e para quem consome”, afirmou.

Durante o evento, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, lembrou a trajetória do produtor Ciro Cercino dos Santos. Ciro pensou em desistir da produção, mas encontrou no projeto o apoio necessário para continuar produzindo no município. Reconhecido pelo trabalho como pesquisador, ele validou a variedade BRS Terra Anã e foi homenageado durante a cerimônia. Hoje, Ciro cultiva cerca de 6 mil bananeiras em uma área de três hectares, em Cáceres. A produção de banana chips abastece mercados locais e fortalece a agroindústria regional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Municípios envolvidos

A Rota da Banana poderá beneficiar diretamente mais de 600 mil pessoas na região Oeste de Mato Grosso. Os municípios envolvidos são: Campos de Júlio, Comodoro, Nova Lacerda, Conquista do Oeste, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. Também integram a rota: Vale do São Domingos, Jauru, Figueirópolis do Oeste, Indiavaí, Araputanga, Reserva do Cabaçal e Porto Esperidião. Completam a lista: Glória do Oeste, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Curvelândia, Lambari do Oeste, Rio Branco e Salto do Céu. Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Várzea Grande também fazem parte da iniciativa.

Dia de Campo leva conhecimento técnico ao produtor

Durante o lançamento, cerca de 500 participantes acompanharam o Dia de Campo da Rota da Banana. Produtores, técnicos e estudantes visitaram cinco estações técnicas com foco em produção sustentável da banana. Em geral, as atividades abordaram mecanização, irrigação, cultivo racional e cuidados fitossanitários. Ou seja, a ação reforçou a proposta do projeto: promover eficiência produtiva e sustentabilidade na bananicultura regional.

Leia mais:
+ Agro em Campo: Goiás confirma primeiro caso de gripe aviária

+ Agro em Campo: É picape ou caminhão? Ford Ranger Super Duty trabalha pesado