Na última semana, banhistas se surpreenderam ao avistar um raro peixe-remo, conhecido como “peixe do fim do mundo”, em águas rasas de uma praia na Baixa Califórnia do Sul, no México. O episódio viralizou nas redes sociais, pois a espécie raramente se aproxima da superfície, tornando o registro um evento incomum.
O vídeo que circulou nas redes sociais mostra o peixe-remo exibindo uma coloração azul vibrante com detalhes vermelhos. Essa espécie marinha é conhecida por habitar profundidades entre 200 e 1.000 metros, podendo atingir tamanhos impressionantes, comparáveis ao de um ônibus escolar. No entanto, o exemplar filmado aparentava ser menor.
Ver essa foto no Instagram
O apelido “peixe do fim do mundo” surgiu após o tsunami no Japão em 2011. Isso derivado de uma lenda local que associa o aparecimento do peixe a grandes eventos sísmicos. Apesar da crença popular, não há evidências científicas que comprovem essa ligação.
A aparição do peixe-remo próximo à costa é incomum e geralmente ocorre quando o animal está desorientado, doente ou em estágio terminal após confrontos com predadores. Muitos dos peixes-remo que chegam à costa não sobrevivem, como foi o caso de um indivíduo encontrado morto recentemente na Califórnia.
O peixe-remo (Regalecus glesne) vive em águas profundas, nas zonas mesopelágica e abissal dos oceanos4. Ele está presente em praticamente todos os mares do mundo, exceto nos polos.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Tico: a anta mais querida de Anaurilândia
+ Agro em Campo: Pesquisadora britânica desenvolve estudos de homeopatia em Lages