A Estação Experimental da Epagri em Lages, Santa Catarina, tem sido palco de estudos inovadores na área de homeopatia, com a colaboração da pesquisadora britânica Charlotte Southall. Charlotte recebeu uma bolsa de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em reconhecimento à sua atuação na área.
Em maio de 2024, Charlotte Southall iniciou seus estudos na Estação Experimental da Epagri de Lages e no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/Udesc). Ela tem mais de duas décadas de experiência em homeopatia humana. Isso inclui aplicações em crianças com transtorno do espectro autista. Agora, a pesquisadora traz sua expertise para investigar soluções inovadoras na agricultura.
No Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal da Estação Experimental de Lages, Charlotte conduz dois tipos de estudos:
- Resistência de videiras: Avaliação da resistência de videiras, por meio da homeopatia, a um fungo altamente patogênico e destrutivo às plantas.
- Neutralização de resíduos tóxicos: Investigação da possibilidade de neutralizar resíduos tóxicos, também pela homeopatia. Isso para que animais consigam viver em solos contaminados com metais pesados, especialmente o cobre.
A pesquisadora destaca a relevância do Brasil no campo da homeopatia, especialmente na agricultura: “O Brasil tem muitas experiências com homeopatia, inclusive na agricultura. É um dos melhores países do mundo nestas pesquisas”.
Charlotte Southall permanecerá em Lages até o final de abril, dividindo seu tempo entre as atividades no CAV/Udesc e no laboratório da Epagri. Ela expressa sua satisfação com a oportunidade de colaborar com as equipes da Epagri e Udesc. E ressalta o apoio que tem recebido nas pesquisas e no aprendizado do idioma.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Quebra na safra de pecan pode chegar a 40%
+ Agro em Campo: Saúde: Passeio a Remo no Rio Piracicaba chega à 7ª edição