O Governo do Paraná, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), iniciará o cadastramento de propriedades com cultivo de uvas no estado. O objetivo é obter informações sobre a localização e as características de todos os pomares. E com isso, planejar ações preventivas e educativas que reduzam a deriva de agrotóxicos.
A proposta foi apresentada durante reunião com produtores e autoridades em Marialva, o maior produtor de uva do estado, em 15 de maio, durante a ExpoIngá. O presidente do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), Natalino Avance de Souza, e o diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Renato Young Blood, conduziram o encontro.
Natalino Avance de Souza ressaltou a importância de buscar a convergência entre os produtores de uva e de grãos, que utilizam herbicidas no manejo das culturas para evitar a deriva de agrotóxicos. O governo busca um equilíbrio entre o cuidado com a cultura da uva, importante para o estado e para Marialva, e a principal cultura de exportação.
Propostas
A Associação Norte Paranaense de Pesquisa e Fruticultura (Anpef) apresentou um documento com propostas para avaliaçãoo. Incluindo um cadastro de herbicidas com informações sobre a influência em culturas sensíveis e uma fiscalização preventiva.
Renato Young Blood, da Adapar, informou que a verificação dos bicos de equipamentos de aplicação de herbicidas reverteu a situação. De 90% considerados ruins para 90% seguros. Apesar da redução na severidade da contaminação por deriva, a incidência ainda é alta.
O Estado pretende intensificar os trabalhos em unidades de referência. E com isso, demonstrar a eficácia de produtos não hormonais no controle de ervas daninhas, o que também favorece a produção de uvas.
Em 2023, o Valor Bruto de Produção (VBP) da uva no Paraná foi de R$ 261,7 milhões, totalizando 45,8 mil toneladas da fruta. Marialva liderou a produção com um VBP de R$ 70,4 milhões. Além de uma produção de mais de 10 mil toneladas, seguida por Uraí e Rosário do Ivaí.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Castanha-do-Pará: produção despenca e preços disparam
+ Agro em Campo: Dia do Queijo Artesanal: Minas anuncia próxima edição de Festival